Enfim é Natal!!

Enfim é natal!

Jorge Linhaça

A alma se eleva em busca da deidade, aquele sentimento inerente à humanidade parece invadir cada ser humano. Alguns podem chamar de magia do natal, outros podem considerar que nessa época a mente do homem, conscientemente ou não, se volta para Deus, como se, ao menos uma vez por ano, as paredes da materialidade se tornassem mais tênues, quase que transponíveis. É quase como se pudéssemos, de certo modo, tocar o céu.

As canções natalinas, sagradas ou profanas, reverberam pelo éter e parecem ter vida própria, fixadas em nosso inconsciente e surgindo, como que do nada, dos recônditos de nossas memórias mais profundas.

Papai Noel aparece guiando caminhões de refrigerantes, convidando a visitar centros comerciais, distribuindo balinhas ou tocando sina na porta das lojas. As crianças se encantam com a imagem do bom velhinho (quase todas, claro) e escrevem cartinhas pedindo presentes.

No entanto, o natal original, real, cada vez mais desaparece. Ensinamos às crianças sobre o papai Noel, sobre o bom velhinho que distribui presentes vindos diretamente de uma fábrica no Polo Norte, fabricados por seus duendes ajudantes. Transformamos o natal e não mais do que uma data para beber, se empanturrar e trocar presentes.

O presépio, quando existe, não passa de uma manjedoura com a sagrada família e fica escondido no meio de tantas decorações.

O Natal, em verdade, foi criado para nos lembrarmos do nascimento de Cristo, para nos lembrarmos que o Salvador da humanidade fez-se carne e habitou entre os homens. Comemorar o Natal é participar do aniversário do Filho unigênito de Deus, ou, ao menos, deveria ser. Infelizmente na sociedade cotidiana, nesse corre-corre alucinado pela sobrevivência, o Natal tornou-se apenas e tão somente mais um feriado comercial, alijado de todo o significado religioso que contém.

É uma pena que, nesse cenário, nos privemos de ouvir um coral de anjos cantando:

Glória a Deus nas Alturas e Paz na terra aos homens de boa vontade...

De minha parte, afirmo clara e diretamente, Jesus nasceu, veio ao mundo para nos salvar da morte física através de sua ressurreição e da morte espiritual através da observância de seus ensinamentos.

Feliz Natal a todos.