HONESTIDADE É COISA SÉRIA

HONESTIDADE É COISA SÉRIA – (por Olavo Nascimento) - 01/02/2016

“Honestidade é algo muito sério para andar na boca de qualquer um”

“De tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra, desanimar-se de justiça e ter vergonha de ser honesto.” – (RUY BARBOSA – 1846/1923)

Esta conhecida frase dita pelo famoso político e jurista brasileiro há quase um século, mostra como a desonestidade já era uma prática vergonhosa naquela época. E hoje, quando a gente vê alguém se proclamar mais honesto do que vários cidadãos de ficha limpa, ficamos revoltados e boquiabertos com tamanha cara-de-pau. Se o cara-de-pau tivesse pelo menos o discernimento e o cuidado de repetir Ruy Barbosa, certamente não estaríamos agora repelindo com ênfase o infeliz bordão que desmoralizou a honestidade.

Infelizmente, a moralização e limpeza que o nosso querido Brasil verde e amarelo tanto precisa, depende do combate a corruptos engravatados no poder. Não é fácil colocá-los atrás das grades por serem blindados e protegidos por companheiros envolvidos ou pela panela podre e queimada de dirigentes ou beneficiários influentes de rabo preso com as falcatruas. Ou seja: os poderosos chefões sempre se escondem ou escapam de investigações, ajudados por alguns que usam gravatas pequenas e pela burocracia burra que torna a justiça lenta e protege a impunidade.

O que está acontecendo ultimamente no Brasil, nos faz lembrar-se da “Operação Mãos Limpas” comandada pelo magistrado italiano Giovanni Falcone que desarticulou e colocou na cadeia elementos de partidos políticos, empresários, dirigentes públicos e até gente graúda da Máfia, utilizando-se também de delações premiadas como está ocorrendo aqui. Enquanto lá Falcone não refrescou pra ninguém, numa investigação judicial de grande envergadura na década de 1990, aqui o nosso meritíssimo Juiz Sérgio Moro tem sido implacável com os investigados na Operação Lava Jato, Zelotes etc. Com perseverança, autoridade, capacidade jurídica e comprometimento com as leis, tem sido a pedra no sapato de quadrilhas montadas no país que desviaram recursos públicos para benefícios partidários, pessoais e empresariais.

Acredito mesmo que agora chegou o momento de alguém com determinação e poder para colocar as coisas em ordem porque, como dizem certos ditados com sábias expressões, “O crime não compensa”, “Não há crime perfeito”, “A mentira tem perna curta”, “A justiça tarda, mas não falha", "Aqui se faz aqui se paga" etc.

No entanto, enquanto lá na Itália a Operação Mãos Limpas causou o desaparecimento de muitos partidos políticos e o suicídio de alguns políticos e empresários descobertos em crimes, por aqui ainda estamos no embrião das investigações que podem e devem condenar muita gente importante que se acha livre da cadeia por conta de certa honestidade pessoal. Mas o que essa gente sabe e não quer admitir, é que não basta dizer que é honesto sem colocá-la à prova. Provar honestidade é muito complicado para quem deixou rastros sujos em seus atos na passagem por sua vida.

Esperamos assim e com ansiedade, como qualquer brasileiro honesto, trabalhador, aposentado e/ou jovem estudante que constituem a mola mestra deste imenso Brasil, que os órgãos investigativos e judiciários do nosso querido país, dêem uma resposta definitiva à sociedade contra a revoltante impunidade de poderosos, condenando com rigor todos os criminosos de desvios públicos da "PÁTRIA AMADA BRASIL".

PORTANTO, CONTINUEMOS COM ESPERANÇAS PORQUE, COMO NÃO HÁ BEM QUE NÃO SE ACABE, TAMBÉM NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE.

------------------------------------------------------

AGRADEÇO A SUA VISITA E COMENTÁRIOS. Abraços.

BLOG DO POETA OLAVO NASCIMENTO

------------------------------------------------------

POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 01/02/2016
Código do texto: T5530284
Classificação de conteúdo: seguro