Egoístas sem ser antipáticos

Certa vez meu professor de inglês me disse que as pessoas no Brasil são muito estranhas. Essa estranheza talvez fosse pra ele um problema nosso, de raiz ou de caráter, mas pode ser que tenha sido ainda um tipo de corrosão que esse país causa em qualquer indivíduo.

Cresci "sabendo" que o meio é influência direta nos comportamentos das pessoas e passei a levar isso em consideração a partir do momento em que analisei os motivos que levaram o meu professor a falar mal de nós.

Segundo ele, somos EGOÍSTAS sem ser antipáticos, entre outras denominações menos cruéis. Exalamos carisma, mas estamos sempre tão preocupados com o nosso bem-estar individual, o que inclui saúde, status, segurança, etc. Se vê pelas ruas, não raro, pessoas se saudando e, por fim, não sabendo realmente o quão "bem" estão. Quando meu professor citou esse exemplo de egoísmo, acrescentou ainda encenação com direito à ênfase e sarcasmo.

Façamos a avaliação dessa exótica alcunha que nos foi atribuida, acompanhando um diálogo fictício:

* 1 - Oi Suzan, tudo bem? Achei que você estivesse morando em outra cidade.

* 2 - Oi, Eduardo. Quanto tempo a gente não se vê, não é mesmo?! Tudo bem com você, sua família, seu cachorrinho lindo?

* 1 - Ele não é mesmo uma graça? (rsrs) Realmente têm muitos meses que a gente não se encontra mais. Eu passei uns dias na Europa, você viu as fotos no meu Facebook?

* 2 - Ah, ainda não vi. Vou entrar no seu perfil e te digo o que achei. Agora preciso ir, meu ônibus está vindo.

* 1 - OK. Até mais ver e fique bem!

* 2 - Fique bem você também!

Conseguiram perceber a hipocrisia que domina os supostos "amigos de longas datas"? Eles simplesmente ignoram o que há de mais carinhoso e saudável na conversa: a real preocupação com o próximo. Preferem falar sobre o que é pertinente e não traz fadiga mas, involuntariamente, se tornam grandes poços de frieza e insensibilidade com esse comportamento.

E sabem vocês o que mais me surpreende em toda essa avaliação antropológica? O meu professor não somente é brasileiro como também um egoísta sem ser antipático. Faz parte do nosso time e se diverte com isso. Aí se vê como estão COMÉDIA e TRAGÉDIA tão vizinhas uma da outra.

Renadson Augusto
Enviado por Renadson Augusto em 01/04/2016
Reeditado em 01/04/2016
Código do texto: T5592215
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.