Ser... Do verbo nascer!

Agora eu tenho 20 anos de idade. O que quer dizer ter vinte anos? Às vezes eu penso como teria sido a minha vida se eu tivesse escolhido caminhos diferentes. Se eu tivesse engravidado com quinze, teria um filho de cinco anos!!! Se eu tivesse escolhido letras, moraria com a minha mãe!!! Se eu tivesse casado, estaria feliz?? Nos desvencilhamos de cada coisa, ou melhor, eu me desviei de muita coisa.

A sociedade sempre nos cobrando. Os nossos pais sempre nos cobrando atitudes. Os nossos amigos sempre nos cobrando outras atitudes. Os professores nos cobram mais atitudes. Tudo vira um conflito em que temos que decidir.

“Você não sabe o que você quer da vida.”

Primeiro eu me perguntei: Por que eu deveria saber? Afinal, tenho vinte anos!

Agora estou em dúvida, eu talvez devesse saber. Senti como se estivesse vivendo num turbilhão de águas que me arrastam. Preciso aprender a nadar...

Daí pensei, estou numa faculdade, pelo menos eu sei que profissão eu quero. Porém, isso não define o que eu quero da vida. Quando temos que escolher, decidir?

Pra mim, parece que é logo. Nunca estive tão confusa, e eu quis culpar a situação. Chega de procurar culpados! Chega de desgastar sofrimentos...

Será mesmo que os adultos decidem como serão? Será mesmo que as pessoas sabem exatamente onde estão se metendo? O que define uma pessoa bem sucedida?

Talvez me falte confiança. Entrega. Acho que é isso que falta. Confiança no que eu quero ser e entrega total a essa realização.

Vida cheia de “achismos” e “talvez”. Vida cheia de dúvidas... Ô vida!

Quando é que sentimos que somos adultos? Dói a coluna? A vista? A cabeça? Por que será que tem que doer?

Jule Santos
Enviado por Jule Santos em 11/07/2007
Código do texto: T560373