"Crônica do Não"-

Freud em seus estudos sobre o ego do homem ,identificou um mecanismo de defesa essencial ,publicando o conhecido e brilhante artigo “Porque Negamos?” . Posteriormente, sua filha Ana Freud e a sempre genial Melanie Klein ampliaram o assunto, levando o mecanismo de Defesa à infância. Muito simplesmente ,vamos dizer que o homem tende a negar fatos ou vivencias que lhe são muito dolorosas e com as quais não pode conviver pois lhe trariam muito sofrimento ou dor psíquica. Tais experiências são então mágicamente negadas, como se não existissem e permanecem mergulhadas no esquecimento do inconsciente. Lembrei deste artigo porque creio que algo semelhante e em massa já que atingiu toda a elite intelectual e o povo aconteceu no Brasil. Tantos fatos negados! O mensalão. Lula e Dilma não sabiam do Mensalão? Claro que sim, mas isto pode nos causar problemas, então vamos esquecer e deixar para lá. A era Lula tem sido danosa ao Brasil?Sim, mas ...não...vamos tentar mais uma vez e seguir com ele. .. Acredito que devido à nossa negação constante e em massa ,ao longo dos anos, é que desembocamos na situação ´política e econômica desastrosa e corrupta de hoje. Tudo negado, durante anos, até que chegou um momento impossível de prosseguir negando e estourou ou veio à tona. É as defesas lá pelas tantas falham, caem por terra ,dando lugar á realidade que se impõe. E a negação desabou no Brasil ou seja, paramos de negar as consequências advindas do fato de anos a fio de desconhecimento, de que estávamos a afundar, o Brasil estava mal.

Para esclarecer mais ainda o poder da Negação em massa e estupidamente clara ,encontramos no filme espetacular,Spotlight, onde por muitos anos os abusos sexuais nos meninos e meninas de Boston por padres e já descobertos, foram engavetados e esquecidos e ,portanto, continuaram.O filme é baseado em fatos reais.Mas,lá pelas tantas ,os fatos se avolumaram e cresceram tanto que a defesa,a negação da sua cruel realidade veio à tona. Vindo à publico os americanos puderam então, desfazer mitos, como os mitos das crianças bostonianas abusadas.Um deles é de que o padre é um Deus portanto todos seus desejos devem ser satisfeitos. Obviamente, quando pediam ás crianças carícias sexuais é evidente que estes deuses eram atendidos .Somente após aceitar esta dura realidade foi que os americanos puderam tomar medidas a fim de proteger as crianças e ´punir os padres pedófilos.

Tracei este paralelo entre a Negação dos brasileiros da realidade política e financeira do nosso país e os fatos veiculados por Spotlight ,para esclarecer bem esta poderosa defesa,a Negação.

E porque Negamos tantos anos?E quais as consequências de nossa negação?

Creio que começamos a saber e sabendo,vamos tomar as medidas necessárias para emergir do caos e levar, democráticamente, nossa Nação a ocupar o lugar de destaque que merece no Mundo.

Vamos adiante,sem vendas mais nos olhos. Nossa realidade está nua,crua e difícil ,mas uma vez reconhecendo e aceitando a verdade, desconsolados é claro ,é que poderemos lutar e mostrar quem são os brasileiros.

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 16/04/2016
Código do texto: T5606857
Classificação de conteúdo: seguro