Sexta-feira 13 IX: Temer no governo!

Olá meus caros 23 fiéis leitores e demais 36 que aparecem aqui de vez em quando para espantar o azar. Hoje é sexta-feira 13 na Groenlândia e no mundo; logo, aí no Brasil também é. Só que aí vocês estão no primeiro dia do novo governo, interino.

Isso mesmo, o primeiro dia completo de trabalho do presidente interino do Brasil é uma sexta-feira 13 e, ademais, um dia antes do final de semana. Começou bem?

Bom, a data é meio azarenta, eu sei. Ainda mais com a coincidência numérica: o número da presidente que saiu, Dilma Rousseff, é 13. Podem dizer que o azar foi dela, portanto, mas também pode ser do novo presidente interino, o Michel Temer que, assim, não escapa da piada pronta (que muito fazem por aí) de os brasileiros terem algo a "temer" com ele. Temer na sexta-feira 13. Tudo a ver.

Bom, aqui na Groenlândia tivemos uma primeira ministra, a Aleqa Hammond, que renunciou em 2014 por problemas de corrupção (viram, essa praga é em todo lugar), mas que foi substituída por outro primeiro-ministro de seu partido, o Avante (Siumut), no nosso parlamento (Inatsisartut). Depois, foi eleita como representante da Groenlândia no parlamento da Dinamarca, eis que, desde 1979, somos uma região autônoma, com autogoverno desde 2009.

E, falando em mulheres, a chefe de estado daqui ainda é a rainha da Dinamarca, a Margarida II, eis que lá ainda funciona uma daquelas monarquias constitucionais. Aliás, até ano passado a primeira-ministra de lá era a bela Helle Thorning-Schmidt, que, vocês devem lembrar disso, teria chamado a atenção de Obama e despertado ciúmes na sua esposa Michelle num evento na África do Sul em dezembro de 2013. Mas a bellle e boa Helle saiu na boa, ao final do seu mandato.

A presidenta Dilma aí estava no segundo mandato, foi reeleita e o Temer, que era seu vice, articulou com a oposição capitaneada por PSDB e DEM e deu uma rasteira nela. Pelo menos é o que se fica sabendo aqui em Charky City, em pleno verão groenlandês. Bom, já falei sobre isso há cinco crônicas atrás (Impeachment), não vou revolver esse assunto, até porque vocês aí estão bem cientes de tudo.

O mais curioso é realmente o governo interino começar numa sexta-feira 13, sem um apoio popular ao nome do presidente interino e com a ex-situação, atual oposição, chamando-o de traidor, conspirador e ilegítimo. Ajuda muito, dizem, Temer ter apoio da maioria do Senado e da Câmara dos Deputados, dos empresários e dos meios de comunicação. A classe média, segmento social que liderou as manifestações populares contra Dilma e contra a corrupção, estaria cética quanto a Temer, devido ao seu partido também estar envolvido nos escândalos e, em seu ministério, li na internet, ter sete ministros investigados na tal de Lava Jato. Inclusive ele seria o que vocês chamam aí de "ficha suja", é verdade? Ele está mesmo inelegível por oito anos?

Tudo isso um mau agouro? Uma temeridade? Temer na sexta-feira 13. Tudo a ver. Vou ficar observando daqui. Boa sorte, amigos brasileiros. Principalmente pro Silva e para sua esposa baiana, lá em Porto Alegre.

------

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina

Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 13/05/2016
Reeditado em 13/01/2017
Código do texto: T5634565
Classificação de conteúdo: seguro