O BRASIL E SUAS IDADES

Desde o início dos tempos, até o dia 21 de abril de 1500, o Brasil estava no Paraíso. No dia seguinte, 22 de abril de 1500, o Brasil ingressou na Idade da Penumbra, que se estendeu até o dia 6 de setembro de 1822. A partir de 7 de setembro de 1822, o Brasil entrou na Idade da Semi-Escuridão, que se estendeu até o dia 31 de dezembro de 2002. Em 1 de janeiro de 2003, o Brasil mergulhou na Idade das Trevas, que se estendeu até o dia 12 de maio de 2016. A partir de 13 de maio de 2016, o Brasil se libertou da escravidão das Trevas do analfabetismo, da incompetência e da corrupção, (só na parte de cima) mas ingressou na Idade da Incerteza, com a filosofia do “nem contra, nem a favor, muito pelo contrário”, onde se acende uma vela para Deus e outra para o Diabo, e daí para frente, ninguém sabe ao certo onde ele irá parar... Alguns videntes, consultando suas bolas de cristal, estão dizendo que um terço (33,3%) irá para a Idade das Luzes, e que dois terços (66,6%), tendo os políticos na Comissão de Frente, irão para os Inf... digo Idade do Abismo! Seja lá como for, e na dúvida, é conveniente para todos frequentarem assiduamente as escolas e dedicarem-se ao trabalho honesto com toda perseverança, escolhendo com todo rigor, nas esferas municipal, estadual e federal, aqueles que exercerão os mandatos, para administrar os recursos oriundos dos pesados impostos aos cidadãos e à iniciativa privada. Abaixo a ignorância e a imoralidade, tanto em cima, como embaixo, da pirâmide social, sob a égide da efetiva significação de “Ordem e Progresso”! Mas, sonhar é preciso, mesmo não acreditando muito nos sonhos; afinal, com mais de três séculos como colônia e quase dois séculos de emancipação política, e considerando que a evolução é progressiva, já era tempo de se observar algum progresso moral e mental no País eternamente do futuro. Mas, aquela música do Bezerra da Silva insiste em continuar ecoando nos rincões tupiniquins: “Se gritar pega ladrão, não fica UM meu irmão...”