Toninho do todinho da mamãe

- Toninhoooo! Vem tomar o teu todinho, queridinho da mamãe! Tooniiinhoooo!

Eu lá, incólume e impassível, fazendo de conta de que não era comigo.

- Toniiinhooo! Vem tomar o teu todiho que a mamãe fez pra ti meu amor.

Todos os atletas do campinho, naquele sábado de verão, quatro da tarde, se olhando pra ver quem era o "Toninho do todinho da mamãe".

- Toninhoooo! Vem tomar o teu todinho, queridinho da mamãe!

Eu lá, 14 anos, dupla de zaga com o Darlã Lombardini, titular do time da minha vila no clássico contra a vila rival, jogo puro, sarrafo pegando de lado a lado. Meus parceiros de equipe viram que era a sra Bacamarte, mas ficaram na deles. Solidariedade e vergonha, claro, não iam pagar o vale de um de seus mal encarados zagueiros ser o Toninho do todinho da mamãe.

- Toninhoooo! Vem tomar o teu todinho, queridinho da mamãe!

Eu era conhecido como Tunico Bacamarte. Respeitado, o grande zagueiro Tunico Bacamarte, ou Baca, parceiro da temível zaga Baca/Darlã, que chegava junto, dava pau, não tinha viagem perdida.

- Toninhoooo! Vem tomar o teu todinho, queridinho da mamãe! Se tu não vier aqui eu vou aí te buscar.

E a sra Bacamarte não blefava, ela era dura na queda, opiniática, personalidade forte. Peço para sair, fingindo uma lesão no pé. Dei um tempo e sai de fininho para casa. Que vergonha! Claro que os caras do time da outra vila descobriram. Deixei de ser respeitado, ninguém mais temeria o "Toninho do todinho da mamãe". Perdi minha titularidade.

Tudo bem, hoje não jogo mais bola, mas a sra Bacamarte ainda faz um todinho para mim quando vou visitar meus pais. Toninho do todinho da mamãe sim, sempre, com muito orgulho. O tempo passa e a vaidade fica pelo caminho; Uma pedra a menos na sacola das ilusões perdidas, como alguém já escreveu.

------

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina

Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 03/06/2016
Reeditado em 04/06/2016
Código do texto: T5656130
Classificação de conteúdo: seguro