ENTRE SER E ESTAR

CRÔNICA

ENTRE SER E ESTAR

Ivan de Oliveira Melo

No que se ESTAR hoje pode não se ESTAR amanhã. O que é SER hoje certamente também será SER amanhã. Eis uma escala de valores que deve ser analisada não somente por um ângulo psicológico, mas especialmente sob um ponto de raciocínio filosófico. Entre SER e ESTAR há um imenso viaduto

que congrega realidades e circunstâncias distintas.

Não é razoável que o ser humano seja fotografado por um posicionamento de momento. Várias são as razões para que um indivíduo se equacione num determinado grau de comportamento. Em conta é fundamental que se averigue o estágio emocional porque passa, o meio ambiente em que vive, o conhecimento que armazena em seu íntimo além de outros fatores, como por exemplo, a educação com que foi formado ao longo dos anos.

Com efeito, no estágio ESTAR é natural que possa ocorrer mudanças visto que a própria semântica do verbo assinala que o ESTAR é efêmero. Claro, totalmente inverso é o significado de SER, porque naquilo que se É tem-se uma configuração diferente de entendimento. SER é imutável, intransferível e insurreto, logo, SER é para sempre.

Absolutamente ninguém muda o caráter de SER algo, o que se É forma-se no âmago e adquire profundas raízes que, na passagem do tempo e através das experiências vivenciadas, torna-se parte integrante de sua essência. Aqui e ali podem surgir pequenas alterações, contudo não se tratam de alterarações radicais que tenham o poder de transformar, apenas se dão retoques do chamado amadurecimento, nada mais que isso.

Quando alguém ocupa um posto público, um cargo de carreira, é evidente que somente ESTAR, temporariamente. Em seguida, como é natural, deixará de ESTAR e voltará ao seu nível de praxe. Se uma certa criatura demonstra caracteres estranhos em seu modo de agir, fugindo teoricamente ao que se diz normal, decerto demonstra características de SER e, por mais tratamento e soluções medicamentosas que possa vir a ter, jamais perderá ou transformará este apêndice que é parte significativa do seu eu. Às vezes pode acontecer um certo esquecimento de SER, entretanto na primeira oportunidade, es-

boçará, naturalmente, aquilo que é ingrediente de sua formação intelectual e pessoal, pois no caso, apenas estava adormecido.

Até ontem, exemplificando, eu ESTAVA professor, já não o ESTOU mais, aposentei-me. Agora ESTOU poeta e escritor, até o fim de meus dias, ou até o instante em que eu decida parar.

FIM

Ivan Melo
Enviado por Ivan Melo em 31/08/2016
Código do texto: T5745334
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.