TECNOLOGIA - CONFIE DESCONFIANDO

Queda do Air France em Fernando de Noronha em 2009 - quando a tecnologia mata.

"os dois pilotos na cabine do Airbus 330 no voo 447 da Air France, que partiu do aeroporto Tom Jobim para paris em 2009, não sabiam o significado do alarme de estol, que é acionado automaticamente quando o avião perde velocidade por causa da inclinação excessiva do nariz para cima. A aeronave entrou em estol e acionou o alarme após o desligamento do piloto automático por causa do congelamento dos pitots (sensores de velocidade), porque, querendo evitar a queda, o copiloto empurrou o manche para frente tentando subir o avião e inclinou o nariz 42 graus, pelo que ele começou a voltar, entrando daí em estol.

Em algum momento, o piloto do lado esquerdo (que deveria estar comandando, mas estava dividindo o comando como o copiloto) percebeu que a diminuição de velocidade e consequente queda do avião estava se dando por causa do nariz elevado. Então puxou seu manche para trás na tentativa de baixar o nariz para pegar velocidade. Mas não funcionou porque o copiloto continuava com seu manche para a frente, anulando o comando do outro manche.

Por fim, o piloto da esquerda chamou o capitão que descansava entre os passageiros. O capitão voltou à cabine, mas, quando concluiu a leitura dos instrumentos e interpretou o que acontecia, dando ordem de baixar o nariz da aeronave para estabilizar, o avião já estava a dois mil pés, sem altitude suficiente para a reação.

Então caiu no mar de Fernando de Noronha a uma velocidade de queda de 200 quilômetro por hora, matando todos os 228 ocupantes, entre eles 58 brasileiros.

O fato de os dois pilotos mais jovens que o comandante que descansava não saberem o significado do alarme de estol deu-se em função de os aviões fazerem praticamente tudo e, por isto, ser dado pouca ênfase ao ensino de procedimentos manuais. Todavia, embora que o ser humano falhe, sua capacidade cognitiva possibilita-lhe reinterpretar os acontecimentos e corrigir os erros. Por isto, use a tecnologia, mas jamais confie sua vida e a vida dos outros a ela.

Wilson do Amaral