Segunda chance

Tenho um amigo que , quando médico lhe passa exames, ele os faz, busca o resultado e aguarda pacientemente o dia do retorno ao especialista. Nada de procurar resultados na internet, muito menos observar números e conferir para ver se eles indicam a cobiçada regularidade. Instado a fazê-lo, dá de ombros, deixa a vida seguir e diz que cada um fica na sua. Médico não faz cadeiras e armários, e não será o humilde marceneiro que vai dar uma de Hipócrates.

Santa paciência!, diria a amiga Dona Cidinha,essa , sim,uma enorme bisbilhoteira de exames – dos filhos, do marido, de quem queira ouvir sua opinião. E quanto aos seus? Analisa-os e, ansiosa, vai festejando os indicadores de colesteróis, triglicérides, glicose e de tudo quanto ela não sabe o que quer dizer.

Dona Cidinha, relato-lhes, passou o final de semana na mais profunda agonia. Na sexta-feira, bem à tardinha, foi buscar o resultado de uma ultrassom. Seu exame revelava enorme alteração nos nódulos da tireoide.

Anos a fio, doutor Sampaio examinava a glândula, ela tomava os medicamentos e os nódulos estavam comportados. De repente, o desarranjo! Que aflição! E ela possuía os exames anteriores; então repassou-os e conferiu várias vezes a dimensão dos nódulos. Não havia dúvidas! A situação se agravara...

O médico viajara, só voltaria na segunda, de sorte que o final de semana foi de muita angústia... Não havia outro endocrinologista que pudesse olhar; além do mais, o doutor Sampaio conhecia-lhe a história e era mesmo a pessoa ideal para avaliar e encaminhar... Talvez para o hospital, para cirurgia, a que certamente se seguiriam tratamentos mais dolorosos. Era inevitável pensar em doença ruim. Deus me livre!

Na segunda, dona Cidinha foi a primeira a ser atendida. Doutor Sampaio ouviu-a no indisfarçável desespero e pegou-lhe das mãos o exame, indagando-lhe, ironicamente:

- Aparecida do Carmo Silva Dias é a senhora,dona Cidinha?

- Oh, doutor! Venho aqui há tantos anos! O senhor sabe que sou Silva Lourenço.

- Pois Dona Aparecida, volte à clínica e me traga o seu exame!