Inferno, Pecados...Chama o Síndico!

Engraçado, passei a noite pensando no inferno; Não a noite toda é claro; Mas naquele intervalo em que o sono não chega e ficamos geralmente pensando em um monte de besteiras, fantasiando situações, pensamos nos problemas, lembramos de alguns diálogos, providências que precisamos tomar, ás vezes caímos na risada por lembrar de um fato engraçado, ou aquele sorriso por algo gostoso, quando não há assalto e fuga da geladeira...Eu não, esta noite nenhum destes pensamentos;Eu esta noite fiquei pensando no inferno; Sim aquele quente, fervente, sauna com vaporzinho de enxofre, com direito à aquelas fumaças e efeitos especiais a la Steve Spielberg , aqueles gemidos loooooooongos.....O que nós leva ao inferno? O que precisamos fazer aqui para ser frequentador assíduo deste inferninho?..Comecei a pensar nessa história de pecado, lembrei-me de Dante...Irei com certeza reler a Divina comédia esta semana....Pecado...Pecados.....Os Pecados de todos Nós...

Aprendemos na infância (catecismo ou similar) que existem dois tipos de pecado (para mim existem muitos mais...mas quem sou eu para contrariar o clero ou o bispado): os Veniais e os Mortais; Só os nomes já assusta; Os veniais são aqueles pecadinhos bestas que cometemos no dia-a-dia; volto a me perguntar se tem pecado besta; Aí lembro que sim; E como! Como cometemos pecadinhos bestas; Do tipo furar fila em banco, mostrar a língua quando a professora está de costas ou comer o chocolate do irmão, mostrar o dedo para aquele gerente chato do Banco que não te deixa em paz querendo que você compre diversos produtos, pensa em fazer um bonequinho vodu para o chefe, xingar aquele motorista barbeiro que nos dá uma fechada (claro; já percebeu que sempre estamos certos e eles errados). E os pecados mortais? Putz se é difícil admitir os venais o que dizer dos mortais, Mas mortais pra quem? Para eles, para nós ou para os síndicos? (lá de cima e o lá de baixo é claro). Percebi que os mortais são importante para nós; para nós mesmos! Esses são perigosos. São aqueles que levam a gente diretinho sem direito a escalas, vôo non-stop ao Inferno. Que nos meus medos infantis era pior, muito pior do que o Inferno de Dante. Ainda não sei se acredito em inferno. Mas acredito nos pecados. Posso até dizer que estes pecados estão diretamente ligados a comportamento e caráter, mas aí não seriam pecados e sim desvios ; palavrinha que virou moda esta não? Tem desvio pra tudo; desvio de personalidade, de comportamento, de opção...tem desvio pra tudo...até para chegar em casa.

Para quem não se lembra mais, os Pecados Capitais são sete. Desses sete, quatro são aqueles que se cometem contra o Espírito e que prejudicam tanto quem os comete quanto a pessoa contra a qual são cometidos. São o Ira, a Cobiça, a Inveja e o Orgulho. Agora vamos ser honestos estes são tão feios, tão mesquinhos, tão...tão...tão...cabeludos que deve existir um Inferno especial, meio tipo repartição pública (quer pior inferno que repartição pública?); lá ficam verificando se quem os comete merece realmente ficar trancafiado eternamente na sauna hiper/mega/vapor de enxofre último tipo, cujo Gerente é o Sr. Coisa Ruim.

Mas e os outros três? Ah! Os outros três são os pecados mais geniais e mais gostosos do mundo, (são os pecados que se comete contra sí próprio e o próprio corpo). Seu efeito maléfico não se estende a outras pessoas. São a Preguiça, a Gula e a Luxúria; E eu vou fazer o quê? Pobre pecadora que sou dos pecados do corpo? Como o gato Garfield, sou deliciosamente preguiçosa, refinadamente gulosa e gostosamente narcisista, sendo o narcisismo a forma mais elaborada de Luxúria que pode existir.

Fazer o quê? Penitência? Ato de contrição? Ou será que o Inferno me espera, o de Dante e o outro, com seus abismos de fogo e lava prontos para me devorar?

Os sete pecados capitais

Gula

Avareza

Soberba

Luxúria

Preguiça

Ira

Inveja

Tânia Aranha
Enviado por Tânia Aranha em 06/03/2005
Código do texto: T5812