Almoço de Domingo

Domingo ensolarado, faz muito frio, o almoço de domingo começa a ser preparado.  Logicamente na região Sul deste imenso país o almoço de domingo é churrasco. 

Oito horas da manhã começam os preparativos para acender o fogo na churrasqueira.

Primeiro monta-se a churrasqueira improvisada, com tijolos catados nas obras da vizinhança, junta-se jornal velho, depois pedaços de madeiras, tocos, paus e gravetos e mais um detalhe, uma lona preta esticada em cima da churrasqueira caso chova.

Toca fogo na churrasqueira, tchê!  

Em churrasco de gaúcho pobre, a receita é esta:  salsichão com pão, asas de frango queimada na ponta, um engradado de cerveja, um litro e meio de cachaça da boa, de preferência Tremapé, um litrão de refri, salada de tomate e cebola, quando tem.  

Mas o melhor disso tudo é comer com as mãos, de improviso.

Dez horas da manhã, quando o pagode já tá pegando nos fundos do quintal, a cerveja e a caipira estão no auge da conversa, chega um vizinho gordo que sempre aparece atrasado e se diz que é o melhor churrasqueiro da zona.

Camiseta de física, chinelo-de-dedo, com um pano de prato encardido jogado ao ombro.  

O pano é usado para limpar os espetos, secar o suor do rosto, limpar a mesa e as cadeiras.  Além do mais o pobre coitado bebe que é um condenado.  O rolo já começou a ser formado, o gordo é atrevido e quer dançar com a mulherada.

Sempre aparece um outro vizinho que quer aproveitar o fogo que a gente fez para não gastar,  a gente deixa ele assar o churrasco, porque trouxe uma costela bem gorda e especial de primeira.

Lá por perto do meio dia chega uma tia e o tio com os primos que vieram de longe.  A tia trouxe salada de maionese para colaborar com a churrascada. 

Na minha opinião acho que os parentes vem pra almoçar pelo cheiro, porque sempre aparece mais um.

A casa começa a ficar lotada... a fumaceira da churrasqueira atrai a cachorrada da vizinhança que vem com uma esperança de um osso para roer.

As crianças correndo e gritando na volta pedem um pedacinho e o pessoal da cerveja não tá nem ai pra elas. - Vai pedir pra tua mãe um pouco de salada da tia - alguém sugere

Uma hora da tarde tá pronto o osso. Vamos almoçar!
O pessoal da cerveja pode esperar, primeiro as crianças
depois os marmanjos.

Três horas da tarde o pagode rolando, terminou a cerveja. Junta um pila de cada um e vai até o armazém do Zé, que geralmente a esta hora, tá fechado.  

Batem na porta dos fundos do boteco até acordar o Zé. Então compra-se mais um engradado para terminar o dia.
Bruxo Yahoo
Enviado por Bruxo Yahoo em 29/07/2007
Reeditado em 20/11/2007
Código do texto: T584806
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.