ANO NOVO

No poema "RECEITA DE ANO NOVO", Carlos Drummond de Andrade nos ensina, ao finaliza-lo:

"Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome,

você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo,

eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde

sempre."

Então, amigo, mãos à obra!

Que tal, após os festejos de praxe, começar o ano com espírito realmente novo, com atitudes modificadoras do seu comportamento usual?

Inicie desejando bom dia a quem acordou ao seu lado. Há quanto tempo você não faz isso ainda na cama, com "bafo de bode" mesmo, antes do xixi matinal?

Se por ocasião do Natal você deu aos seus presentes que o dinheiro compra, passe a dar, também, aquilo que não se adquiri com "l'argent". Passe a distribuir fartamente sorrisos, abraços, beijos... e não só aos próximos, mas com quem cruzar seu caminho. Sabe aquele mendigo bêbado e mal cheiroso? Não, não... não precisa abraçá-lo. Eu também não faria isso. Mas um aceno de mão ou com a cabeça... um sorriso, talvez, quem sabe?

Ótimo! Você já começou a mudar seu comportamento. Agora o aprimore um pouco mais. Ande um pouquinho só na contramão do rumo que a sociedade parece estar tomando e afaste o radicalismo comportamental. Seja mais tolerante. Pelo menos procure ouvir e tente entender as pessoas. Perdoe, agradeça e não tenha medo de expor seus sentimentos. Seja solidário.

Se você já age assim, parabéns. Será mais fácil seguir adiante, porque sempre se pode progredir. Se não é assim, quem sabe esta não é a oportunidade de iniciar as mudanças que o ajudarão a realizar seus desejos?

O que, na verdade, quero dizer é que todos nós só mudamos pelo amor que sentimos, distribuímos e recebemos. E que pequenos gestos como esses são o alimento de tudo de bom que temos desde sempre. Para os Cristãos cada gesto de amor evoca a presença de Deus.

Mude a si pra ter um ano realmente novo e tenha um

FELIZ 2017!

Hegler Horta
Enviado por Hegler Horta em 31/12/2016
Reeditado em 02/01/2017
Código do texto: T5868612
Classificação de conteúdo: seguro