Por quê Sócrates foi condenado?

Na Grécia Antiga, nos julgamentos o acusado podia interrogar seu acusador.

Segundo Platão, Sócrates refutou todos os argumentos condenatórios de seu acusador Meleto. Mas. mesmo assim foi condenado a morte.

Poderíamos nos perguntar se Sócrates foi condenado por ser ignorante em relação a outros pretensos sábios, já que segundo consta dizia que não sabia de nada, ou por sua sabedoria que ameaçava os que pretendiam se colocar na condição de sábios.

O fato é que nesta condenação prevaleceu a subjetividade, porque Sócrates não havia roubado ou matado.

A subjetiviade tem estado presente em toda a História da Humanidade. Ela condenou também Jesus Cristo que, como Sócrates, não era ladrão ou assassino.

Ela possibilitou a construção de um império que já dura quase 2000 anos, a Igreja Católica. Forneceu argumentos para muitas guerras, como a Segunda Guerra Mundial, que provocou a morte de cerca de 50 milhões de pessoas, dentre estas, 6 milhões de judeus.

Se personificarmos o Mal como uma entidade que atua para a desgraça do Homem, o subjetivo seria seu principal instrumento.

O subjetivo afasta o Homem do Homem quando se torna “verdades” de grupos e afasta o Homem de si mesmo quando este deixa de procurar sua própria “verdade” e adota a dos outros.

O subjetivo nos dia de hoje continua sendo responsável pela miséria material e espiritual da Humanidade.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 06/03/2017
Código do texto: T5932102
Classificação de conteúdo: seguro