__________Belchior e Edna

 
O imaginário é terreno esquisito. Está aí um País inteiro viajando na imaginação para entender, ou explicar, o que houve com o cantor Belchior nos seus últimos anos de vida. Pudera! O que foge ao controle gera especulação. E a especulação é sempre um prato cheio.

Alguns canais de televisão — e outros meios — se ocuparam de alimentar o território imaginativo do povo com a morte do artista ocorrida recentemente. Isso, porque a devassa da mídia na vida das pessoas é algo incrível: o sujeito que fizer parte da vida pública, será público para sempre, não tem jeito. Uma pessoa que se lance, por exemplo, no universo artístico há de ser, até depois de sua morte, um ser de todo mundo, um ser coletivo, quem não quiser pagar o preço não se habilite neste campo aberto e extremamente perigoso.

Belchior se tornou uma lenda, porque não conseguiram mais seguir os seus passos — coisa que não acredito, pois uma vez em solo, no ar ou no mar qualquer pessoa é perfeitamente caçável, desde que se deseje de verdade encontrá-la. Portanto, Belchior não sumiu. Apenas não quiseram achá-lo.

Ouve-se de tudo por aí agora. Mas se assim não fosse, como seria? Qual a finalidade de acabar com a graça de uma lenda? E toda lenda, perde o sentido quando se desvenda o que há por detrás dela. Por isso, melhor deixar tudo assim meio nebuloso.

Gosto de Belchior, da sua música, das suas letras, da sua inteligência, e principalmente da sua visão sobre as coisas, as pessoas, o mundo. Tive oportunidade de vê-lo de perto, num terno beterraba — pura contravenção, naquele tempo — cantando numa sala de cinema aqui na cidade. Isso, quando ainda não era famoso e seu nome ainda não era tão conhecido.

Pois bem, quem não sabia que ele era um ser que não cabia nesse mundo? (ou o mundo não cabia nele?). Existem cabeças que não pensam na mesma sintonia das demais, e isso nem sempre é compreendido: loucos, desvairados, irresponsáveis? São os que fogem aos padrões estabelecidos e jamais serão perdoados.

A coisa mais importante que se discute agora é se ele sumiu por vontade própria, ou se foi aprisionado pela força de uma mulher que atende pelo nome artístico de Edna Prometheu. Eu fico aqui pensando: será que Belchior fugiu para ser feliz? O que será que Edna lhe prometeu? Com depressão já sabem que não estava: foi visto rindo e contando piada. Pagar as contas, já descobriram que ele podia na hora em que quisesse: bastava um único show.

Bom, agora Belchior está num lugar de conhecimento de todo mundo. Ou há ainda quem não saiba? O importante mesmo agora é saber: Onde está Edna? Taí uma nova e instigante lenda a ser perseguida...