NOSSAS MÃES

Tenho para mim que, se o mundo tende á perfeição da espécie humana, apesar de tantos sinais contrariando essa tendência, essa perfeição, ou melhora da espécie, só acontecerá com a intervenção direta da mulher, das mulheres.

Sem querer entrar no campo da religião, não posso deixar de pensar que Deus nos deu uma pista de suma importância, quando resolveu restabelecer a Nova Aliança quebrada, através de uma mulher, e, que se chama Maria, a mãe de todos nós. Deus poderia ter realizado seu plano salvítico de qualquer outra maneira inimaginável para nós. Mas, Deus através de seu Filho Unigénito, Jesus Cristo, quis dar-nos uma lição de humildade, pois tomou a forma humana igual a nós em tudo, menos no pecado.

Existem certas feministas mais exarcebadas, para não dizer mal-amadas, que chegam a dizer que Deus é machista, por ter criado a mulher de uma costela do homem; esquecem-se porém, que essa matéria prima é mais apurada, subtraindo-lhe a rudeza característica do troglodita homem e, dando-lhe uma alma mais sensível, mais próxima ao divino. Pois, enquanto o homem age com o raciocínio, a mulher contrapõe-lhe o sentimento vindo de seu coração.

Mesmo no sexo, a mulher é diferente. O homem faz sexo mais pela necessidade fisiológica e pela atração física, enquanto a mulher o faz pelo estímulo, pelo sentimento do amor.

A mulher aparentemente mais frágil fisicamente supera o homem, em bondade, em ternura, em doação, enquanto mãe e esposa. Após um longo período de muita e cúmplice troca química, ei-la generosa a oferecer seu leite materno, seu colo macio e aconchegante mas, sobretudo, sua própria alma, no elo mais sublime que há-de perdurar por toda a vida, até mesmo para além da morte, pois as mães certamente continuarão a velar lá do céu, pelo seu menino, pela sua menina. E é por isso e pelo muito mais, que também quero prestar minha reverente homenagem às mães que já partiram para a eternidade, entre as quais está minha doce mãe.

É da maneira como a mãe cria seus filhos que dependerá em grau superlativo, o homem ou a mulher de amanhã. Não quero dizer com isto não seja importante e indispensável o papel do pai na formação do caráter dos filhos, mas, o papel da mãe sempre se sobreporá ao do pai, no moldar do seu caráter, pois é o lar a grande escola, e dos ensinamentos aí auferidos dependerá o futuro dele e da nação em que está inserido. As outras escolas serão o aprimoramento, o abrir de novos horizontes para o conhecimento científico e tecnológico indispensáveis à sua realização como ser complexo que é e, por consequência ao progresso e bem estar da humanidade.

Fossem as mães senhoras do poder mundial, estou convicto que não teríamos tantas guerras, em sua maioria ditadas pela ambição do poder. Pois, para lá da ternura de ser humano, ela pensaria muito profundamente, antes de fazer de seus filhos bucha de canhão.

Neste dia e, neste mês de maio dedico às mães dos homens, e Àquela que é o paradigma de todas as mães da Terra, nosso júbilo e agradecimento e nossa eterna gratidão.

Parabéns mães nem sempre compreendidas e, tantas vezes não amadas, quando não desprezadas, pelos filhos sem alma.

Eduardo de Almeida Farias

Eduardo de Almeida Farias
Enviado por Eduardo de Almeida Farias em 11/05/2017
Código do texto: T5996358
Classificação de conteúdo: seguro