O menino moreninho

Lá estava aquele garotinho moreninho olhando para o poste. Com seus olhinhos brilhantes e sorridente soletrava as sílabas: MA-NO-BRA DE- Ô-NI-BUS, enquanto seu pai conversava com um amigo, assuntos triviais.

Eu estava ali também à espera da embarcação para me levar ao outro lado da represa. Tem situações que não passa despercebida e é possível tirar lições de vida e nos fazer a refletir. Como é belo o encantamento quando se aprende coisas novas, pois nosso cérebro emana alegria capaz de nos motivar para o dia a dia, como aquele cafezinho forte tomado de manhã, capaz de nos dar um choque e tirar todo o sono que teima em nos pegar, fazendo-nos bocejar com frequência.

Por trás daquele encantamento com as primeiras leituras há trabalho árduo de professoras que ensinam as primeiras letras, seu preparo, noites de sono, dinheiro gasto com material para espalhar pela sala, pois nem sempre as escolas suprem as necessidades básicas em material escolar para os docentes.

Sempre recebe as glórias o que está em evidência como o caso do menino moreninho, mas nos bastidores há uma equipe longe dos nossos olhos que faz a “coisa acontecer”, como uma máquina com suas engrenagens e fiação para funcionar perfeitamente. O menino moreninho está entrando no mundo encantado das leituras que o fará viajar por mundos fantásticos, conhecendo personagens dos livros, novas amizades com estes seres produzidos por um autor que também estará sempre nos bastidores ou com sabe, num plano superior da existência terrena, porém suas obras estarão enriquecendo pessoas como este menino moreninho.

Este menino somos também nós! Nos encantamos com situações corriqueiras, vibramos com uma vitória de nosso time, nos emocionamos às vezes, sem nos esquecer o que há nos bastidores da vida. Uma palavra de estímulo de um amigo, um olhar afetivo, ou um simples oferecimento de uma bolachinha, ou a partilha de bolos, lanches, bebidas nas reuniões dos docentes, já é possível nos encantar. O menino moreninho levará para sempre as recordações de sua professorinha, ou talvez nem lembrará, entretanto em seu subconsciente, como num holograma sempre haverá o trabalho das pessoas que fizeram nos bastidores da existência desse menino moreninho.

Ósculo e amplexos!