SEGUI VOSSO CAMINHO

Apesar do incalculável número de esquinas que desembocam no extenso trajeto: O rumo certo era bem sinalizado. O viajor não tinha qualquer dificuldade para chegar, seguramente, ao seu destino habitual.

Aliás, já conhecia tão bem o seu caminho, que dispensava a observância de suas precisas sinalizações.

Mas, um dia, tentado pela farta beleza a suavidade das planícies, o caminheiro decidiu variar sua caminhada. Ingressou por uma das veredas que cruzavam o trajeto principal e foi penetrando, entre atônito e descuidado, durante horas seguidas, nem se percebendo sequer que o tempo não parava para esperar sua contemplação, diante de tantas novidades que lhe encantavam os sentidos.

Um instante, quedou-se ante o perfume de flores silvestres, adiante, sentou-se para apreciar, embevecidamente, o cântico selvagem de aves e passarinhos. Mais à frente, apreciou o colorido da vegetação.

Enquanto isso, o dia findava, o sol apagava a sua luz, já era crepúsculo. E, de repente, o dia morreu, por completo. Veio a noite, com sua costumeira sombra.

O viajor perdeu o rumo. No céu, não sabia descobrir uma estrela, para devolver-lhe a direção dos passos.

Então, arrependeu-se sob o temor das escuras ameaças; não teve forças para prosseguir. Lembrou-se de Deus; mas a sua razão falava mais alto, a indagar-lhe:

– Porque buscaste novas experiências?

– Porque te deixaste levar por tentações enganosas?

Neste relato singelo, há uma lição muito profunda que cada dia a vida

ensina aos homens.

– Ninguém deve, pelo simples prazer de variar, abandonar a estrada certa, o trajeto principal. A ilusão é sempre uma esquina, que convida a alma a nela ingressar. É cheia de belezas, de cânticos ilusórios.

Mas, ai de quem por sua vereda resolve entrar! Mais cedo ou mais tarde, perde o rumo a seguir.

Jesus prosseguia pela estrada da velha Damasco. Sabia que nela estava Saulo, para persegui-lo.

Assim mesmo, dela não retornou sobre Seus próprios passos. E Saulo viu a luz, pela vez primeira.

O Mestre não desistiu do caminho do Calvário.

Foi para o martírio, apesar de Seus poderes extraordinários e dos convites tentadores de pálidas ilusões.

Segui vosso caminho. Ele está sinalizado por Jesus. Por aí, chegareis às eternas moradas. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Jaubert
Enviado por Jaubert em 13/08/2007
Código do texto: T605046