...E SE O MUNDO FOSSE ACABAR...

Caro leitor, imagine que você está no trabalho; segunda-feira brava, serviço acumulado e o chefe do setor enchendo a paciência de todo mundo, quando alguém chega apavorado trazendo a seguinte notícia: “acaba de sair no telejornal que um imenso asteroide está em rota de colisão com a Terra; o impacto que destruirá a humanidade está previsto para quarta-feira às 13h, horário de Brasília”. Não, amigo leitor, não existe um plano bê. A destruição é mesmo iminente.

Só lhe resta decidir como serão aproveitadas as suas últimas horas de vida na Terra.

Pedirá demissão do emprego? Dirá umas poucas e boas ao chefe? Assistirá ao fim do mundo na praia, tomando água de coco ou caipirinha? Promoverá uma churrascada com familiares e amigos, ou simplesmente terminará finalmente a leitura daquele livro?

Se você for adepto de alguma religião ou crenças espiritualistas, tais doutrinas e filosofias certamente lhe trarão conforto espiritual e resignação. Mas, se você segue a linha do ateísmo e do materialismo, suas reações poderão ser imprevisíveis.

Choro, riso, desespero, arrependimento, fúria, apatia, catarse, nostalgia etc.

E com quais pessoas você gostaria de passar os seus derradeiros momentos?

Lembre-se, é o fim do mundo, então esqueça as convenções familiares. Quero dizer: por que passar os instantes finais da humanidade junto daquele parente distante que você nunca vê? Escolha apenas com o coração, pois tudo o mais já não importa.

Caro leitor, felizmente não sabemos quando será o fim do mundo, do contrário sofreríamos por antecipação. No entanto, sem querer provocar-lhe o medo, quando fechamos os olhos à noite para que o sono beneficie nosso organismo, não há de fato nenhuma garantia de que voltaremos a reabri-los novamente neste mundo.

Alguns conselhos úteis: Aproveite bem o tempo que lhe resta antes da partida e se possível, não se angustie pelo dia de amanhã, pois cada dia tem a sua própria história.

Não gaste o seu precioso tempo acumulando bens perecíveis. Acumule amigos e virtudes, pois estes são os tesouros imperecíveis da vida.

Quanto às pessoas, ame-as como se não houvesse amanhã, porque se um dia o mundo acabar, em outra parte do cosmo o amor e o ser hão de continuar.

O que eu faria se o mundo fosse acabar? Escreveria um poema em agradecimento ao planeta azul por ter me acolhido bondosamente em seu seio fértil por todos esses anos.