Lágrimas de cãs 2.

Como são as coisas assim são elas.

Há 24 dias meu querido velho, aos 89 anos tombou. Um tombo maior que ele, pois eu mesmo era convicto que, coisa pequena não o derrubaria e quando caísse seria de uma vez. Daí ele cai e não levanta mais.

Vi naquele semblante de 89 anos um desânimo nunca visto numa pessoa que para ele qualquer dor não valia de nada, assim dizia. Mas, agora estava ele paralisado e sem poder falar. Da noite pro dia sua vida e a de muitos muda radicalmente. Então as lágrimas de cãs vinham naturalmente pelo fato dele se achar nas mãos dos outros para tudo. Sabe o que é ter 89 e não poder limpar e lavar as partes íntimas? Sabe o que é ter nas partes íntimas mãos que não são suas para fazer o asseio? Isso o fazia chorar rios de lágrimas. Então, resignadamente aceitou sua situação e meio incompreensível boquejava: “Ah, meu Deus!” “Ah, meu Deus!” “Ah, meu Deus!”. Via naquele grito um pedido de socorro Àquele único capaz de tomar uma resolução favorável ou contrária. Nessas horas nossas convicções espirituais se afinam e se encontram às nossas necessidades impossíveis e em meio a dor e a angústia pedimos a Deus um punhado de sua misericórdia. Finalmente, em 22 dias depois do tombo; o fim vem e cala para sempre as lágrimas de cãs.

Nunca mais àqueles olhos derramará lágrimas, nunca mais se ouvirá: “Ontem relampeou pras bandas do Piauí, logo chove poraqui.” Nunca mais se ouvirá: “Se o tempo não mudar, hoje choverá”. Se ventava forte em meados de setembro até outubro e se havia redemoinhos na estação seca, seria inverno bom para o ano, segundo ele.

Hoje acordei com a melodia das siricoras que cantam às margens dos rios ou riachos e ele teria dito: “Vai pintar chuva”.

Àqueles olhos azuis não induzirão mais sua boca de proferir palavras esperançosas aos camponeses que dependem do inverno.

O que são os meteorologistas nos jornais televisivos prevendo o tempo climático pra amanhã ou pra semanas futuras, era ele para os da redondeza com grandes acertos nas previsões sempre afirmando “Se o tempo não mudar”.

As lágrimas de cãs cessaram. Sua melodia emudeceu. “Deus te faça feliz” nunca mais se ouvirá. Era sua benção estendida aos filhos, netos e sobrinhos que lhe estendiam as mãos solicitando-lhe bênçãos.

Uma referência regional que viverá em nossas memórias. Um ícone quase “eterno” que teve o privilégio de ter os olhos fechados após contemplar sua quarta geração. A bíblia diria: “Morreu farto de dias vendo a quarta geração. Um homem abençoado.

O lugar de seu nascimento e que foi meu berço também, está escurecendo e após o chamado da matriarca será para mim um lugar amargo e escuro, apesar dos bons tempos vividos por lá.

De tristeza se reverte meu coração, apesar dos outros motivos de alegrias que Deus me dá.

Lágrimas que cessaram, janelas que se fecharam, soldados que se entregaram vencidos na guerra e torres tombadas. Muitas foram as cidades da antiguidade imponentes, mas que também arruinaram-se com o tempo.

Como são as coisas, assim são elas.

CARLOS JAIME
Enviado por CARLOS JAIME em 16/09/2017
Código do texto: T6115781
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.