O PINGA-PINGA

Terrível sensação. Com defeito, a torneira da cozinha pinga e pinga... Pinga e pinga...

Meia noite. Em passos lentos, dirijo-me aos meus aposentos. Mas o pinga-pinga ficou lá, curtindo da minha paciência.

Apago as luzes. Deito-me. Porém a sonoplastia chega aos meus tímpanos, execrando-me. Percebo que o silêncio nada reclama. E o pinga-pinga lá, trotando a valsa da inquietude.

Cubro-me dos pés à cabeça. Tento tapar os ouvidos com o travesseiro, contudo com a emoção aguçada, o pinga-pinga é sonoro, ultrapassa os limites das confidências e reina

soberanamente. Pobre de mim!

Poderia, se quisesse, usar a expressão “coitado de mim”, porém não vou me entregar assim tão facilmente. Sou “duro na queda”. Ah, como o sou!

O pinga-pinga tem a ousadia de importunar-me. Viro e reviro no leito. Verdadeiro remelexo. E nada! Ele lá a cantar vitória. A essas alturas, meu sono... Que sono? Este foi dar

um passeio, visitar quem esteja bocejando. Minha realidade é controversa. Estou em apuros, a ponto de gritar e gritar...

Ouço agora o tique-taque do relógio. Três horas da manhã. E o sono ingrato tomou outro rumo, abandonando-me. Tragédia!

Minha mente se associou ao pinga-pinga e inicia-se a remoer reminiscências pretéritas. Vejo-me criança a cometer minhas traquinagens. Na mente, uma imensa tela se instala e

expõe imagens como se fossem atuais. Logo estou na adolescência a experimentar meus primeiros amores. Tudo numa fração de segundos. Uma vida inteira repassada num curtíssimo espaço de tempo.

Totalmente suado, levanto-me. Vou até à cozinha. Olho firme para a torneira. Lá está o pinga-pinga desnorteando minha madrugada. Raciocino rápido. Encontro uma toalha de

prato e amarro forte a tal torneira. O pinga-pinga estacou, no entanto só enquanto ensopava a toalha. Lá permanecia a ribombar minha audição: inconveniência!

Retornei à alcova. Como sabia que não iria conseguir dormir, liguei o computador. Percorri vários sítios em redes sociais e, num deles, um convite interessante: “ESCREVA SUA REDAÇÃO E PARTICIPE. AO VENCEDOR SERÁ CONFERIDO O PRÊMIO DE UMA VIAGEM AO EXTERIOR. QUINZE DIAS PARA CONHECER UM LUGAR À SUA ESCOLHA E COM ACOMPANHANTE. UM JÚRI

SELECIONADO FARÁ A CORREÇÃO DOS TRABALHOS. A INSCRIÇÃO É GRATUITA E O PRAZO SE ESGOTA HOJE. BOA SORTE. O TEMA É “O PINGO D’ÁGUA”.

Coincidência? Não sei. Não me contive. Desliguei apressadamente o computador e corri à cozinha. Como num passe de mágica o pinga-pinga havia cessado, por completo. E eu estava perante um convite. Minha cabeça ardia. Ainda sem sono, tomei de uma caneta e de uma folha de papel. Escrevi a redação e a enviei no dia seguinte. Estava inscrito.

Duas semanas mais tarde, à noite, novamente o pinga-pinga. Foi quando me lembrei do concurso. Eu o havia esquecido. Fui até o computador e o liguei. Busquei o sítio promotor. Lá estava o resultado: eu havia conquistado a primeira colocação...

Mais uma vez o pinga-pinga cessou. Definitivamente.

Só não estacou, até hoje, o pinga-pinga que há em meu olhar...

DE Ivan de Oliveira Melo

Ivan Melo
Enviado por Ivan Melo em 19/09/2017
Código do texto: T6119199
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.