Minha Pátria Parahyba

Finda a Semana da Pátria, trago o relato de uma intensa movimentação cultural que presenciei em nossa Parahyba na última semana, três eventos motivaram corações e mentes e, por suas características, honraram bastante a diversidade de nosso povo e também o civismo da semana comemorativa. O primeiro deles ocorreu em Passagem-PB, na Microrregião de Patos.

Desci o Planalto por suas escarpas ocidentais, seguindo o Vale da Farinha, caminho bem mais ameno que a funesta Serra de Santa Luzia, é exatamente por esse aspecto que os construtores da ferrovia alcançaram a planície sertaneja pela Farinha, eram sábios. Vimos a silhueta das Serras da Viração e do Aba emoldurando a rodovia PB 228, contando com a ajuda da lua que, com seu esplendor, parecia pincelar aquelas cotas altimétricas. A boa sinalização pulsava aos nossos olhos como vagalumes guiando os caminhos. Em uma Passagem bem movimentada, não tivemos dificuldade para encontrar o Museu a ser inaugurado, visto que inúmeras pessoas enchiam a frente do antigo Mercado Público; ao invés de frutas e verduras, tínhamos ali fotografias, peças antigas e um verdadeiro arsenal museológico contando histórias de Passagem. E foi ali, no Museu Adão Calixto, que houve o I Encontro ‘Redescobrindo as Espinharas’, cujo objetivo foi debater os aspectos históricos e culturais daqueles sertões. Era 7 de setembro, a cidade fervia culturalmente, a pequena cidade estava em festa.

Reencontrei ali os amigos Balduíno Lélis de Farias, Vanderley de Brito, Ida Steinmüller, Erik Brito e Lau Siqueira, Secretário de Estado da Cultura que não vive em gabinete, sempre prestigia eventos culturais pela Paraíba à fora com sensibilidade para nossas manifestações mais genuínas. “Passagem não é passagem, é a vontade de ficar...” Frase com que o experiente museólogo Balduíno saudou o povo da cidade, visivelmente emocionado. De parabéns está o Prefeito Magno Martins que transformou um sonho em realidade.

No dia seguinte, na sexta-feira, foi a vez de descer o Planalto da Borborema por suas escarpas orientais buscando a nossa capital. Ali, na companhia do amigos Prof. Josemir Camilo e Ida Steinmüller (com sua sobrinha Luiza) fui ao Instituto Histórico e Geográfico Paraibano para uma sessão solene em homenagem póstuma a grande pesquisadora Waldice Mendonça da Silva Porto. Ali conheci sua irmã (Waldira Porto) e reencontrei os amigos Adauto Ramos, Pe. Ernando Teixeira, Luiz Fernandes, Joaquim Osterne Carneiro, Guilherme D’Avilla Lins, Natércia Suassuna, Adonai Lacerda, Sales Gaudêncio, Flávio Sátiro e outros que compõem este importante silogeu, lugar sagrado de respirar nossa história...

Já no sábado, foi a vez de voltar à minha querida Serra Branca para organizamos mais uma reunião ordinária do Instituto Histórico e Geográfico local (IHGSB). Como sempre tem ocorrido, o evento contou com a participação de muita gente, apesar do feriado prolongado. A Escola Vasconcelos Brandão foi mais uma vez palco para uma intensa e agradável discussão sobre as coisas de nossa terra. O momento alto foi o lançamento dos livros ‘Experiências vividas: escravidão e formação histórica de São João do Cariri 1783-1843’ do Presidente do IHGSB Prof. José Pequeno Filho e ‘Um político da República Velha’ do Engenheiro Flávio Ramalho de Brito. Vitória Lima e Josemir Camilo apresentaram o livro do Prof. Pequeno e Berilo Borba apresentou o livro do Flávio. Em seguida, tivemos o comentário dos autores e a diplomação de novos sócios efetivos. Podemos ainda destacar a presença de Daniel Duarte Pereira, Pedro Rômulo Nunes, Mário Antonino, Álvaro Neto, dentre outros. Sem esquecer de mencionar que estávamos em meio a Festa de Nossa Senhora dos Milagres, padroeira de São João do Cariri e que sempre movimenta toda a região, sentimos o gostinho desta grande festa religiosa que é a maior do Cariri paraibano.

Ao fim desta noite agradabilíssima, fiquei a refletir sobre este momento. Estamos na ‘Pátria Parahyba’ desenvolvendo um momento cultural novo, com uma intensa atividade de nossas instituições. Fiquei muito feliz em andar mais de 900km nestes três dias para prestigiar os que estão fazendo história.