20 de Setembro (Crônica Bônus)

20 de Setembro (Crônica Bônus I/2017)

Boa tarde meus caros 23 fieis leitores e demais 36 que de quando em vez dão uma passada por aqui a fim de curtir um feriado literário, venho excepcionalmente hoje, fora de nossa sexta de toda semana. Claro que eu sei que não é feriado aí no Brasil hoje, nem aqui em Charky City. Mas no Rio Grande do Sul é, tchê! É o 20 de Setembro, o "precursor da liberdade". Explico.

Eu, quando estive aí no Brasil, não morei no Rio, nem em Sampa, nem no Amazonas, nem na Bahia e tampouco em Santa Catarina. Morei no Sul, ou melhor, no Rio Grande do Sul. Bem, vocês que me acompanham fiel (23) ou infielmente (36) já sabem disso. E aprendi, claro, sobre o 20 de Setembro de 1835, quando iniciou a Revolução Farroupilha, com a tomada de Porto Alegre pelos revoltosos. Até hoje a Semana Farroupilha é a Semana da Pátria dos gaúchos e o 20 de Setembro é o 7 de Setembro deles, em comparação com as efemérides brasileiras.

Tudo bem que, como diz o escritor gaúcho Eduardo Bueno, a Revolução Farroupilha seja "uma guerra que os gaúchos perderam, fingem que empataram e comemoram como se tivessem ganho", mas o que importa e o sentido da coisa. Quem vê a Geral do Grêmio cantando o hino riograndense por sobre o hino brasileiro nos jogos do campeonato nacional sente o espírito da coisa. Os gaúchos perderam, mas ganharam. É isso. Porto Alegre é outro exemplo.

Na verdade, os farrapos nunca conquistaram realmente a capital da província. Foram rechaçados por tropas do Império (que ficava centralizado no Rio de Janeiro) logo após terem ocupado a cidade. Mantiveram-na sob sítio, mas nunca mais a retomaram, durante os 10 anos que durou a revolta. O Imperador Dom Pedro II inclusive deu a Porto Alegre o título que até hoje está no brasão da cidade: "Mui leal e valerosa", conforme a grafia da época. Todavia, depois do fim dos combates, Porto Alegre passou a comemorar a glória farrapa, eis que lá acontece o famoso Acampamento Farroupilha, durante a Semana Farroupilha. A capital dos gaúchos foi a cidade de Piratini. Por isso, se você perguntar para um gaúcho se ele é da República de Piratini, ele vai dizer que sim.

Como os farrapos não conseguiram tomar conta do porto de Porto Alegre e nem o de Rio Grande, foram lá em Santa Catarina tomar Laguna, a fim de obter uma ligação marítima com o exterior, lugar onde o italiano Garibaldi, à serviço dos Farrapos, encontrou a famosa Anita, que virou sua mulher. Lá os farroupilhas criaram a República Juliana. Entretanto, essa é uma história para outro dia, assim como a vergonhosa traição farrapa aos Lanceiros Negros, sua tropa de elite à cavalo, na "batalha" de Porongos.

Buenas, como vocês também já sabem, o Silva, meu amigo gaúcho, envia umas cervejas Polar e a Maestro Pifador, que são de lá (até já falei da Maestro na semana passada). Bom, hoje como o Grêmio joga contra o Botafogo do Rio de Janeiro pela Copa Libertadores da América, chamei o Feio para vir aqui assar uma picanha e beber umas cervejas, assistindo o jogo (temos o mesmo fuso horário Brasil aqui, não esqueçam) que, vejam, tem tudo a ver: Gaúchos x Brasileiros Cariocas, como no passado. A ideia é o Grêmio usar o "fogo", hoje, para aditivar a Chama Crioula (que fica acesa durante a Semana Farroupilha) e, depois, para assar o Peixe, o paulista que será a próxima vítima, digo, adversário, com certeza. A final, ao que tudo indica, vai ser contra o Time do Papa, que vai ter o velório conduzido pelo Sumo Pontífice.

Era isso, pessoal. Até sexta, às 17h19min, com mais uma daquelas crônicas de sempre.

-----

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina

Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 20/09/2017
Reeditado em 20/09/2017
Código do texto: T6119902
Classificação de conteúdo: seguro