A DISTÂNCIA ENTRE VOCÊ E O CRISTO

Por mais insuportável que a vossa cruz vos pareça, ainda assim, estará muito longe de ser tão grande e de ter o mesmo peso daquela que Jesus conduziu resignadamente aos ombros, e hoje, inunda de feéricas luzes os destinos e os esforços de toda a humanidade.

Por mais infiel que vos pareça aquele que vos traiu, lembrai-vos de que esta traição guarda uma distância infinita daquela que nasceu do beijo de Judas, selado à face do Cristo, em nome de toda a humanidade.

Por mais aviltante que vossa humildade se revele, como o vosso modo de estimar as coisas, os seres e os fatos, ainda assim, compreendei que não há comparação ao menor gesto de simplicidade do Mestre, que se ajoelhou para lavar os pés de seus amados discípulos que, apesar de sua apostólica devoção, discutiam quem devia lavar os pés, uns dos outros.

Por maior que seja o vosso perdão, convenhamos, não é nem a sombra da sublime indulgência do Cristo de Deus, que, não usando seus poderes extraterrenos, deixou-se pregar ao sacrificante madeiro e, de seu topo, ainda teve a serenidade divina de clamar: “Senhor! Perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem”.

Por maior que seja, o vosso modo de sentir, o vosso amor, sabei que ele ainda está longe daquele que o Cristo exemplificou ao mundo e suplicou aos homens que O imitassem ao proclamar: “Amai-vos uns aos outros com eu vos amo!”.

Por mais intensa seja a vossa fé, atentai que ainda está distante do fervor dos Apóstolos que, no entanto, ainda vacilavam na hora em que Tomé quis ver para crer, no momento em que Pedro escondeu seu conhecimento de causa Cristã, ou no instante em que todos temeram o sinistro de sua barca, no mar revolto de Gemesaré.

Então, fortalecei a vossa fé; ampliai o vosso amor; multiplicai o vosso perdão; aumentai a vossa resistência para suportar o peso da cruz; curvai-vos, verdadeiramente tão pequenina como de fato a sois.

E assim, estarei mais próximo do Cristo, modelo de perfeição para toda a humanidade. Mas, para d'Ele vos aproximardes, tereis que pagar o alto custo de tão sublime glória.

Jaubert
Enviado por Jaubert em 21/08/2007
Código do texto: T616702