Guias de episódios


Eu fui descobrir o que são guias de episódios já maduro, nos anos 90, quando comecei a me interessar pelo universo ficcional da Sailor Moon, criado por Naoko Takeushi. Aí eu soube que em publicações especializadas em mangás e animês apareciam esses guias de episódios, detalhando cada capítulo de um seriado.
Não fazem só com material japonês, já vi alguma coisa de Arquivo X, mas parece que os otakus são bem mais ligados e se dedicam a primorosas divulgações de suas séries favoritas.
Entretanto, guias de episódios costumam ser meros resumos dos acontecimentos de cada episódio, com poucas linhas.
Ao me dedicar a esse tipo de texto (e creio que sou o único no Recanto das Letras a produzir guias de episódios, que por sinal são as minhas produções menos lidas, talvez porque é mais trabalhoso acompanhar capítulo por capítulo) resolvi desenvolver melhor esse gênero, não me limitando a resumos chatos e por demais reveladores, mas comentando o fundamento inclusive ético das histórias, pois sou bastante seletivo na seleção (perdoem pela redundância).
Comecei com Ga-Rei, o mangá de Hajime Segawa, que destaca a heroína juvenil Tsuchimiya Kagura, com a resenha do primeiro volume:

http://www.recantodasletras.com.br/resenhas/4932774

Também passei a resenhar séries escolhidas de animação japonesa, como "Psycho Pass":

http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdefilmes/5417731



Atualmente estão sendo resenhadas nesta coluna as séries "Red garden", "ROD", "Sailor Moon Clássica" e "Inuyasha" e ainda o mangá "Nisekoi". Dá trabalho mas é gratificante, mergulhar nesse mundo de sutilezas de que os irmãos japoneses são mestres.

Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2017.




imagens de "Mussumet" (Aoi, Kurenai e Midori), "Sailor Moon Crystal" (sailors Júpiter, Mercúrio, Moon, Marte e Vênus) , "Inuyasha" (Inuyasha e Kagome) e "Ga-Rei" (Kagura e Yomi), séries aqui resenhadas.