Duas grandes perdas literárias

Com a diferença de três dias, meu coração teve dois grandes abalos. No recente sábado, 18 de novembro, faleceu a presidente da Academia Caxiense de Letras - ACL-RS. Hoje de madrugada nos deixou o pracinha, soldado, FEBiano bento-gonçalvense Francisco Pértile.

Com a Alice, tive a honra de acompanhar praticamente a sua estada nesta recente gestão presidindo a Academia, conversamos em muitos momentos, aprendi muito, tanto na Literatura, quanto em lições de vida.

Seu Pértile tive momentos de alegria, fotografamos várias vezes ao lado e outras tantas registrei sua presença, inclusive ao lado de Marta, minha esposa e em tantos momentos militares. Inclusive em texto montado por ele e sua filha para meu "70 anos da FEB", livro que relato muitos detalhes desses ex-combatentes que venceram em muitos momentos na Itália e aqui.

Emocionei-me tantas vezes com o toque de clarim do Expedicionário, ou em outros momentos, com a Canção do Expedicionário.

Pértile palestrou em muitas escolas sobre a realidade que viveu na II Guerra, e mesmo muitos militares se emocionavam, com muitos detalhes delicados dos momentos do confronto e seus bastidores.

Alice esteve à frente nestes praticamente dois recentes anos(como em outro momento presidiu a entidade), dirigiu a alteração dos estatutos da Academia Caxiense de Letras e procurou realizar outras atividades, entre elas o concurso virtual literário da ACL-RS.