LANDO E SUAS "CABRAS ELEITORAIS"

A más línguas da terra de Zé Lins do Rego andaram dizendo que meu estimado amigo Lando não era muito cuidadoso com a sua criação de cabras. Pois logo cedo ele as soltava na rua grande do Pilar e elas batiam os quatro cantos da cidade provocando muita confusão e desordem.

Denunciaram que as cabras famintas do político pilarense quebravam os bancos das praças, comiam o restinho das gramas e das flores, defecavam nas calçadas, e faziam outras coisas, em via pública, que prefiro não contar.

E todo dia era aquele xingamento:

— quem foi que aprontou isto aqui?

— Foram as cabras de Lando.

— Aquele danado devia cuidar melhor de suas cabras"!... (Reclamava o povo).

Todavia, por todo recanto da cidade, quer fosse no centro de Pilar ou no Alto da Serventia, todo mundo conhecia as cabras de Lando. Desde o nascer do sol, até o cair da tarde, lá estavam elas, rua acima e rua abaixo, fazendo as suas peripécias em busca de alimento.

Mas de vez em quando eu via o seu proprietário, num ato de puro zelo com os animais, contrariando os maldizentes, trazer o seu fusca apipado de capim lá da Chã de Areia para alimentar as pobrezinhas, emagrecidas pela seca.

Uma coisa eu tenho que admitir, Lando amava as suas cabras. Vi algumas vezes ele colocando-as dentro de seu fusca e saindo pela rua grande, passeando com elas. Quanto ao cheiro do fusca? Vocês já devem imaginar!

Até que chegou o período das eleições municipais e, com ele, uma acirrada disputa entre Zé Benicio e Dona Virgínia, a filha do Dr. Aguinaldo, ex-chefe político do município. Lando foi escolhido para ser candidato a vice-prefeito na chapa de Zé Benicio, o popular Zé da Mala, que levava certa vantagem sobre a sua adversária, pois somente ele tinha um Lando como candidato a vice, lhe apoiando com uma equipe bem preparada, não de cabos eleitorais, mas de “cabras eleitorais”. Isto mesmo! Pois somente elas conheciam os becos e vielas da cidade, como ninguém. E elas não perderam tempo, saíram a fazer campanha para Zé e Lando, pedindo espontaneamente o voto do povo da terra de José Lins do Rego.

O que elas diziam? Isto é o mais interessante, elas berravam o dia todo, e todo dia, direitinho o nome dos candidatos a prefeito e a vice, dizendo: “ZÉ-É-É-É-E´... LAN-AN-AN-DO”!... “ZÉ-É-É-É-E´... LAN-AN-AN-DO”!... E os eleitores, mais apaixonados, aplaudiam fervorosamente.

E para felicidade majoritária dos eleitores de Zé da Mala não deu outro o resultado no dia da eleição. Zé foi vitorioso, graças a Lando e a sua laboriosa equipe de “Cabras eleitorais”.

Antonio Costta

(Pilar – PB)