O Jovem e o mundo

Você quer mudar o Mundo, e vai conseguir. Mas nunca com o olhar embasado e a Mente encoberta por alucinações de um Mundo que você criou em sua Mente, mas não mostrou ao Mundo real como deveria ser. Não sejas indiferente ao Mundo que te rodeia.

Mostre ao Mundo o seu Mundo. Não o esconda atrás da Poeira, atrás da Porta. Ali ninguém vê o que você quer que o Mundo real faça.

Ali só verão você se desfazendo, se distanciado, se iludindo, partindo...

Demonstre a sua garra, a sua visão, o seu pensamento.

Faça teatro, escreva em prosa e versos, cante para seus amigos, faça sua banda, componha músicas, cante no coral da igreja, pratique esportes, converse com os demais, mostre as suas idéias. Não foram aceitas?

Crie nova, insista, persista, acredite.

Mas não fuja para sempre.

A fuga do Mundo real traz flagelos para você e para quem você ama. Você pode até mais tarde retornar, mas as pessoas que amam você absorverão o seu descrédito com o Mundo real e se destruirão pouco a pouco, por acharem que não lhe acrescentaram todo o amor que você merecia.

Há muitas formas de descobrir o Mundo.

Olhando a internet, a televisão, os vídeos e às estrelas, as galáxias, o luar, o Mar e a Terra, as Pessoas.

Indo à prática, à ação e às reações.

E existe o brilho do sol, o brilho no olhar de sua mãe, de seu pai, de seus irmãos, seus avós e de seus amigos.

Alguns já partiram, mas deixaram para você o que tinham de melhor.

Da infância, onde sua mãe viu você nascer de seu ventre, onde seus pais cuidavam de seus primeiros passos,

Até a entrada no colégio, você foi protegido, guardado, velado por eles.

Mais adiante seus professores ensinamentos apresentaram-lhe, de muitas matérias diferentes: Física, química, matemática, português, geografia, história, informática... Aprendeste a Organização Social e Política do Brasil? Educação Moral e Cívica? Cidadania? Sim? Talvez não. Matérias chatas que não tem valor algum, muitos pensam assim.

Existe aquele diálogo em mesa redonda onde discutem as mazelas do mundo e seus víeis? As possíveis soluções.

Aquelas matérias chatas que auxiliam a formar o caráter dos alunos?

Hoje é mais ou menos assim. O que é bom já nasce feito. E só esperar que surja o perfil do aluno e o que ele será, médico, engenheiro, professor, gari, cientista, jogador de futebol, fácil demais.

Os professores que deveriam ser seus instrutores, passam a ser simples máquinas à serviço de uma educação formatada nos gabinetes imperiais.

E com medo dos reflexos sociais que tornam qualquer palavra em revés físico e descriminação, eles tornam-se Filhos do medo e deixam os alunos a seu bem querer. Estamos criando uma sociedade de jovens sem caminho, sem brilho no olhar.

Enquanto não surge o perfil do aluno, ele estuda com afinco, ou não.

E nas amizades fica a solução para os maiores problemas do jovem. A formação do seu caráter, a afirmação da sua personalidade.

Não há uma avaliação, uma opinião, um acompanhamento, um abraço da experiência.

Os amigos se tornam então, uma fortaleza onde buscar apoio. E ali pode estar o futuro de qualquer forma, bom ou ruim.

E dos olhares do Mundo os olhares dos amigos podem ser os mais perigosos, ou não. O seu discernimento fará a diferença.

E nestas amizades, de nova experiência em nova experiência, você pode chegar ao limite, ao extremo.

Os extremos não existem somente por força da literatura ou da física, ou da geografia, da natureza.

Os extremos estão dentro de nós.

Nós podemos subir ao monte mais alto, enfrentar o furacão mais forte, ir aos extremos do continente.

Mas o ponto mais extremo esta dentro de nós mesmos.

Ali suplantamos o impossível, ali descobrimos, ali decidimos nossas reações às ações, ali saboreamos os melhores momentos, sentimos o perfume da vida, seu valor , o sabor das lágrimas, ali recuperamos a coragem para lutar novamente, para enfrentar um Mundo que não aceitamos, que odiamos, que poderia ser melhor.

E será, depende de você e do amor que devolver ao Mundo.

Porque o Mundo já deu o seu amor quando aqui você chegou.

Você não veio simplesmente por vir.

Você é importante e serás reconhecido pelo seu talento.

No limite nós podemos chorar, gritar, orar, cantar, escrever, conversar, abraçar, mas jamais fugir, abandonar, enterrar os nossos ideais jamais, nunca viver por viver.

Você deve ser do tamanho dos seus sonhos e não dos seus pesadelos.

Do Autor

Aos meus Filhos, aos seus, aos filhos do Mundo.

Robertson
Enviado por Robertson em 05/12/2017
Reeditado em 05/12/2017
Código do texto: T6191221
Classificação de conteúdo: seguro