Herança de Zumbi...

Herança de Zumbi...

(crônica)

Cadê você Negro???

{Que venham os ”Negros de alma branca”, ocupar o lugar que está ocupado pelos brancos de alma negra}, que estão usurpando o poder, sujando e envergonhando a nação!

Cadê Você Negro???

O objetivo deste texto é fazer uma análise, e reflexão sobre a condição e o papel da população negra no Brasil, por ocasião das comemorações do dia 20 de Novembro, dia da consciência negra, Dia de Zumbi. Pois, passaram-se mais de cem anos da abolição da escravatura, e você não saiu das senzalas! Você, que deu seu sangue e sua vida para construir a riqueza dessa grande nação, hoje se sujeita às migalhas! Você mesmo, que foi raptado, da sua pátria mãe, foi explorado, vilipendiado, humilhado. Deixe de ser um sub-cidadão, e seja cidadão de verdade!

Não aceite ser o “Negro de alma branca”! Seja o negro com o mesmo direito do branco!

Cadê você negro???

Exerça seu direito!

Tome posse do seu poder!!!

Saia fora das senzalas!

Saia dos guetos!

Que haja mais negros nas universidades!

Menos negros nas prisões!

Como uma nação com 54% de negros, falta você ocupar o lugar que é seu por direito. A exemplo do que acontece nas escolas de Samba, no Rio de Janeiro e em salvador, nas avenidas do Samba, na música, na arte, no futebol.

Você construiu essa nação!

Cadê você negro???

Como executivo nas grandes e médias empresas, como profissional liberal, nos escritórios de advocacia, nos consultórios dentários, nas salas de contabilidade, nos escritórios de arquitetura, nas empresas de consultorias.

Cadê você negro???

Saia dos quilombos!

Venha ocupar seu lugar... De magistrado, nas repartições públicas...

Construa uma nova historia para si! Recuse-se a ser usado como massa de manobra por partidos (politiqueiros), inescrupulosos, que só querem lhes usar, para angariar votos, em épocas eleitoreiras.

Cadê você negro???

Nas universidades, nos cursos de medicina, nos cursos de advocacia, nos cursos de arquitetura, engenharia, nos cursos de farmácia, biologia, física, história,... Ou, dando aulas, nos cursos de jornalismo, letras, geografia, química, e etc.

Cadê você negro???

Como deputados federais, estaduais, senadores, vereadores, governadores, ministros professores, arquitetos, engenheiros.

Que haja mais negros no comércio, como bancários.

Que haja menos negros nas favelas e nos guetos!

Que haja menos negros em sub-empregos,

Que haja mais negros melhor remunerados!

Cadê você negro???

No Superior Tribunal de Justiça, no Supremo Tribunal Federal, no Ministério Público, nas Assembléias Legislativas, na Polícia Federal?

Cadê você negro???

Para ocupar a cadeira de Presidente da República?

Para ocupar a cadeira de governador, nos 27 estados do país.

Dos 81 senadores, quantos são negros?

Dos 513 deputados federais, quantos são negros?

Dos milhares de deputados estaduais, quantos são negros?

Dos 28 ministros de estado, quantos são negros?

Dos quase 5.600 municípios, quantos prefeitos são negros?

Das dezenas de milhares de vereadores, quantos vereadores negros existem?

%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

É lastimável que, sendo o Brasil um país cuja população negra é maior que os brancos, os negros ainda sejam tão pouco representados na condição de cidadãos legítimos. A expressão, “negro de alma branca” é usada aqui para fazer uma abordagem, sobre um dizer (chulo), e quase cínico, que por muitos anos dominou a cultura da discriminação no Brasil. Pois basta alguém dizer que (fulano) é um “negro de alma branca”, e pronto, estaria resolvida a questão do racismo. Alma não tem cor! Existe Cidadão, com dignidade igual a todos os outros, seja ele negro ou branco!

Texto registrado e protegido pela lei n° 9.610/1998. Escritório de Direitos Autorais, RJ.

Campo Grande MS, Novembro de 2017. Arnaldo Leodegário Pereira.

Arnaldo Leodegário
Enviado por Arnaldo Leodegário em 06/12/2017
Código do texto: T6191278
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.