Água de chocalho

Diziam, lá no meu sertão, que quando a criança demorava a falar davam água para ela beber num chocalho. Era remédio santo, ela destravava a língua. Só que havia um problema, algumas dessas crianças ficavam falando demais e se tornavam adultos daqueles que falam mais que o homem da cobra(aquele vendedor ambulante que vendia remédios na feira e para juntar gente trazia auma cobra dentro de um saco). Quando se via alguém falando demais se dizia: - Esse sueito bebeu água de chocalho.

É dessa expressão que me lembro quando vejo na televisão noticiários sobre sessões em tribunais tipo o STF, com aqueles caras vestidos todos de preto parecendo uns urubus e falando demais. A maioria para decidir sobre uma causa, dar um voto, dizer se é a favor ou contra algo, leva horas, com aqueles arrazoados bestas, prolixos, entediantes, se amostrando, vaidosos, com aquele latinório de datas venias, ipsus facto, paráfrafos, itens, versículos citações do tempo do ronca e o escambal de besteirol. O que podia resumir em dez ou quinze minutos levam horas. às vezes o urubu, digo o ministro, se inflama tanto que a gente pensa que ele vai dar um salto solto, bufam com raiva, se exaltam, há at´pe arranca rabos... Mas o pior é que, não raro, depois de horas e horas não chegam a decisão nenhuma porque um dos urubus, digo ministros, pede vistas e aí emperra tudo...

Posso estar errado, mas metade dessa confusão no país se deve a confusão dos tribunais, eles não decidem algo e priu, prego batido e ponta virada, voltam atrás, se contradizem, enfim, devido ao amostramento e a vaidade, geram insegurança. Não possuem a sobriedade e a decisão dos ministros dos tribunais do mundo civilizado. Falam pelos cotovelos, como quem bebeu água de chocalho. E um deles parce muito com o homem da cobra. Olhem direitinho, eo mais falantee amostrado. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/12/2017
Código do texto: T6193438
Classificação de conteúdo: seguro