"A ÁRVORE QUE DÁ FRUTOS É A QUE MAIS LEVA PEDRADAS"

 

Não é difícil constatar que as árvores que dão frutos são as que mais levam pedradas. Quanto mais carregadas mais serão alvo do arremesso de pedras. Porque as pessoas ficam querendo se aproveitar do que produzem elas. Lançam pedras não só com o objetivo de apanhar os frutos, mas também na intenção de machucar a árvore ou derrubar os frutos, as vezes verdes ainda, para que ninguém possa desfrutar deles.

 

Ocorre que uma árvore frutífera sempre estará capacitada a produzir novos frutos ainda que seja apedrejada. E os novos frutos vêm muitas vezes mais doces e mais saborosos. Nada poderá prejudicar sua fertilidade.

 

Quando somos atacados por pessoas invejosas é porque elas nos vêem como árvores frondosas e produtoras de bons frutos. Os resultados daquilo que fazemos provocam críticas, nem sempre construtivas. É a tentativa de fazer desperdiçados os frutos que estamos produzindo.

 

Então não devemos nos incomodar com pedras que são lançadas contra nós, elas indicam que estamos sendo produtivos e estamos fazendo o bem. Os frutos que produzimos devem ser aproveitados sem que haja necessidade de serem derrubados com pedradas, mas  apanhados quando estiverem  realmente prontos para servirem de alimento, colhidos sem ser na base da força.

 

O que a humanidade precisa é de um pomar cada vez maior de árvores que dêem bons frutos e que, a inveja, o despeito e a maldade, não as atinjam.

 

* Integra a coletânea de textos do livro A ESSÊNCIA DA SABEDORIA POPULAR (ditados, expressões e provérbios)”.

 

 

Rui Leitão
Enviado por Rui Leitão em 10/12/2017
Código do texto: T6195091
Classificação de conteúdo: seguro