As Entranhas da Corrupção

Em se tratando de corrupção, é uma prática mais antiga que a história de Adão e Eva. No Brasil, ela desembarcou com Pedro Álvares Cabral

“ A corrupção é tão antiga quanto as sociedades humanas. O velho Testamento já menciona casos de falcatruas, com o Profeta Eziquiel tendo atribuído à venalidade dos juízes a queda de Jerusalém em 587 antes de Cristo. Isso sem falar nos 30 dinheiros que Judas Iscariotes recebeu das autoridades romanas para revelar o paradeiro de Jesus Cristo” Renato Pompeu.

No artigo de Frei Beto, “ Segredo da Corrupção” a frase no cabeçalho; “Quem não participa vira Francisco de Assis, santo mas pobre.”

No tópico; “Escândalos e Pizzas.” Tem; CPI do Orçamento. A vergonha Collorida. Escândalos dos Precatórios. Prédio do TRT. Rombo do Banesta. Sudene e Sudam. Privatizações. Vale do Rio Doce. Escândalo Sivam. Proer. Marca Fonte Cidam. Emenda da Reeleição. Banestado e CBF—Nike.

“Vou postar a Emenda da Reeleição—Maio de 1997. É revelada uma conversa gravada entre os deputados acreanos Ronivon Santiago e João Maia, ambos do PFL, “Hoje DEM” em que confessam ter recebido 200.000 reais de propina para votar a favor da emenda constitucional que autorizava o presidente, governadores e prefeitos a concorrer á reeleição. Na fita, Ronivon apontava outros três parlamentares que embolsaram o dinheiro em troca de votos— Osmir Lima (PFL), Chicão Brígido (PMDB) e Zila Bezerra (PFL), todos da Região Norte. Intermediava a negociação o presidente da Câmara Luís Eduardo Magalhães (PFL), e o deputado Pauderney Avelino (PPR atual PP), a mando do então ministro das Comunicações, Sérgio Motta, principal articulador político do presidente FHC. Quem Pagava a fatura eram os governadores do Amazonas Amazonino Mendes (PFL), e do Acre, Orlier Camili. Hoje, Ronivon voltou á Câmara Fedaral, eleito pelo Acre, e faz parte da Executiva Nacional do PP. Chicão Brígido é o primeiro-vice vice-presidente do PMDB no Acre, mora em Brasília e, a exemplo de Ronivon, responde a processos na Justiça Federal. Pauderney Avelino é deputado federal pelo PFL do Amazonas. João Maia e Osmir Lima não atuam mais como parlamentares. Zila Bezerra foi reeleita em 1998 pelo PFL. Luís Eduardo Magalhães morreu do coração em 1998 e Sérgio Motta também em 1998. Orleir Camili é investigado pela CPI do Narcotráfico. Este ano foi condenado por crime contra a Ordem Tributária, por ter omitido rendimentos como pessoa física e de sua empresa Agropecuária Colorado Ltda, de 1996 a 2000. Pena: doar 96 cestas básicas para uma creche e centro espírita no Acre. Amazonino Mendes foi reconduzido ao cargo em 1998. Nas eleições de 2003 disputou e perdeu a eleição para a prefeitura de Manaus.”

]Lair Estanislau Alves.