FALANDO ALGO SOBRE LIVRE ARBÍTRIO

Por ser humano, o ser humano foi

dotado do livre arbítrio, que pode ser

usado para mudar o Destino...

Usemo-lo bem, pois...

Ósculos e amplexos,

Marcial

FALANDO ALGO SOBRE LIVRE ARBÍTRIO

Marcial Salaverry

Fala-se muito que por podermos exercer nosso livre arbítrio, somos capazes de gerir nosso Destino, podendo até mesmo jogar com nossa vida e a de outrem... Será mesmo?

Devido alguns fatos que aconteceram, amigos nossos pediram explicações sobre certos fatos que regem nosso Destino, como por exemplo o que poderia levar alguém a tirar sua própria vida, complementando com uma pergunta muito subjetiva: O que estamos fazendo aqui?

Realmente, considerando que estão sempre fazendo pesquisas e experiências, buscando descobrir medicamentos que nos dêem melhores condições de vida, bem como vão se descobrindo tratamentos e tipos de alimentação que vão aumentando a longevidade de nossa existência, fica difícil de explicar como alguém bruscamente põe fim à sua vida.

Para tentar explicar, vou entrar em um terreno meio perigoso, porque subjetivo, visto envolver a parte espiritual de cada um, e é preciso considerar que a espiritualidade é algo que está dentro de cada um de nós, e assim, cada qual decide como seguir o caminho de sua passagem por aqui, eis que nosso Destino que dizem estar traçado, só tem um princípio e um fim. O meio do caminho sempre vai depender de nosso livre arbítrio, sobre a maneira de o conduzir, e assim o destino que podemos dar a nosso Destino pode ter rumos diferentes, mas o final sempre será o final...

Como compreender isso, se é algo que está dentro de cada qual. É totalmente empírico tentar explicar os porquês de certas atitudes, se é uma coisa que estava no interior dessa pessoa. Por que me apaixonei por ela? Por que ela não gostou de mim? Como explicar isso? São atitudes, que podemos e devemos aceitá-las ou não, segundo nosso livre arbítrio. Explicá-las, contudo, é impossível. Não se explicam sentimentos. Seja o gostar de uma pessoa, seja o gostar da vida.

Explicar a presença de Deus... Como? Se Ele é intangível... À luz da ciência Ele não existe. À luz da ciência, nós também não existimos, visto que a ciência não explica o aparecimento do primeiro ser vivo.

Nós somos meros produtos de reprodução... Sim... de acordo. Mas... e o primeiro... veio de onde? A velha história do ovo e da galinha... Quem explica?

E vai por aí afora. As plantas resultam de sementes plantadas pelo homem... Certo, mas e as sementes, vieram de onde? As primeira sementes, que deram origem às primeiras plantas, vieram de onde?

Explicar isso, é o mesmo que tentar explicar o que nós fazemos por aqui. A explicação que melhor aceito, é a de que estamos cumprindo uma missão nesta nossa passagem. Qual missão? Aquela que decidirmos por nosso livre arbítrio. Você, poeta, escreve poesias por sua opção. Elas são lindas por seu talento. Então você soube descobrir uma de suas vocações, que é escrever poesias e encantar quem as lê.

Bem queridas crianças, não sei se ordenei direito as idéias, mas fiz como sempre faço quando escrevo, ou seja, começo a batucar, e deixo que meus sentimentos direcionem as palavras.

Mas o que eu queria lhes dizer foi isso mesmo. É extremamente desgastante tentar encontrar certas explicações implausíveis à luz da ciência, que tudo explica (ou quase).

O mais correto é aceitá-las (ou não), e continuar vivendo, fazendo a nossa parte, preferencialmente procurando uma maneira de ajudar quem quiser ser ajudado, e não desejando e nem fazendo mal a ninguém, seja lá quem for, principalmente a nós mesmos. Assim agindo, certamente nos sentiremos melhor.

Depois de ter levado em minha juventude, uma vida meio marginal, decidi por meu livre arbítrio mudar de vida, e me senti bem melhor em meu interior.

No livre arbítrio está a explicação porque pessoas fumam, bebem, se drogam, roubam, matam, ou apenas procuram fazer o bem. Adquirir ou não certos vícios independe de pressões alheias. É coisa interior de cada um, assim como desistir ou não da vida, também. É decisão própria. Existem pessoas que lutam desesperadamente para viver, e existem pessoas que simplesmente desistem da vida, e até terminam com ela por vontade própria.

Explicá-las? É inútil, pois foi uma decisão interior. Não acredito que alguém tire a própria vida por pressões externas, por pior que sejam suas condições de vida. O que pode levá-la a isso, é uma decisão interior, e que deve ser respeitada.

Bem, por meu livre arbítrio, gostaria que todos dirigíssemos um pensamento de consolo para esse alguém, e a todos, sem exceção, desejo

UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 11/12/2017
Código do texto: T6195838
Classificação de conteúdo: seguro