CÍCERO DANTAS, TRAJETÓRIA DE LUTAS E VITÓRIAS

CÍCERO DANTAS, TRAJETÓRIA DE LUTAS E VITÓRIAS

*Rangel Alves da Costa

Imensos são a admiração e o respeito que tenho por Cícero Dantas. Possuo especial entusiasmo por pessoas que arduamente conseguiram vencer os osbstáculos para alcançar um destacado lugar perante aquilo que tanto lutou. E em Cícero todas as características de um vencedor, ainda que sua luta seja ininterrupta em busca de novos sóis na existência pessoal e profissional.

Antes de adentrar ao mérito profissional, que hoje em Cícero se mostra de modo perfeitamente estabelecido, urge afirmar sobre outros combates enfrentados para chegar aonde chegou, sempre prosseguindo. Ora, Cícero teve de vencer até mesmo a descrença pessoal sofrida por qualquer sertanejo. Teve de vencer ainda a luta contra o peso corporal e as dificuldades tão próprias daqueles que se tornam estudantes sem ao menos saber se poderão concluir seus estudos.

Num breve histórico pessoal, tem-se que Cícero Dantas de Oliveira, filho de Aleone Dantas de Oliveira e Sebastiana Quitéria Oliveira, nasceu em Monte Alegre de Sergipe em 05 de março de 1979. De família numerosa no sertão sergipano, após a adolescência passou a dividir sua terra natal com outras localidades interioranas, principalmente Poço Redondo. Antes de pensar em seguir a carreira jurídica, o jovem Cícero exerceu os ofícios de servidor dos correios, da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe e do IBGE. Foi casado e possui um filho, Álvaro Dantas, que hoje se constitui no maior amor de sua vida.

Antes mesmo de enveredar pelos caminhos profissionais de formação acadêmica, Cícero Dantas já se mostrava habilidoso desde os mais simples aos mais difíceis ofícios de sobrevivência. Inteligente, com espírito de liderança, sempre pensando além do momento, foi fazendo da aptidão pessoal o caminho para alcançar outros voos. Então abriu as porteiras do seu sertão e chegou a capital sergipana para dar início ao seu maior: ingressar no curso jurídico, abraçando a carreira do Direito. Cícero queria ser advogado.

Em 2007 iniciou seus estudos na seara do Direito. Mas tudo numa dificuldade danada. Já não estava no seu sertão, próximo aos familiares, e então, como se diz, “tinha de se virar sozinho”. Mas seu esforço e inteligência mais uma vez permitiram vencer mais esses obstáculos no percurso estudantil. Sendo reconhecido como um dos mais capacitados e habilidosos do curso, antes mesmo de sua conclusão já havia preparado sua tese monográfica. E igualmente já inscrito na Seccional da Ordem dos Advogados em Sergipe, pois se submeteu e foi aprovado no exame de ordem antes mesmo da formatura propriamente dita.

Não obstante isso, ainda estudante ingressou como estagiário no escritório do renomado criminalista Evaldo Campos. E após sua formação, em 2012, já integrava os quadros profissionais deste que é um dos mais conceituados escritórios de advocacia de Sergipe e do Nordeste. Atualmente, Cícero é sócio administrador do referido escritório, especialista em Ciências Criminais, com especialização em Processo Civil, Processo Penal e Direito Eleitoral, além de ser professor de Direito na Faculdade Pio Décimo. Acrescente-se que também é um bem requisitado palestrante em simpósios e congressos jurídicos, bem como autor de livro jurídico.

Como observado, em Cícero Dantas de Oliveira avista-se uma trajetória merecedora de todos os reconhecimentos, elogios e aplausos. Mesmo hoje sendo considerado um dos maiores criminalistas de Sergipe, ele continua o mesmo sertanejo dos tempos idos, na sua simplicidade e humildade. Mais que um exemplo a ser seguido, Cícero representa a exemplificação maior da luta para a vitória. Então, carinhosamente levanto, efusivamente, aplausos ao amigo Cícero.

Escritor

blograngel-sertao.blogspot.com