DESIGUALDADES SOCIAIS... 21h31min. (Com algumas conjecturas).

Hoje, segundo foi noticiado, o setor do governo, que atende a Bolsa Família, está com o cadastro em dia e colocou mais de duzentos mil nomes, para receberem esta ajuda. Até ai nada de mais, porém, o que chama atenção, é o valor, - que convenhamos – é de diminuto valor, pois é de tão somente, pasmem! R$85,00 reais mensais, e que este benefício seria paga até o dia 23 deste mês. Realmente é muito pouco a quem está carente de quase tudo, pois se for dividido por 30 dá o valor de R$2,83 centavos...

Consultando O Livro dos Espíritos, que neste mês abril p.p completou 160 anos de sua primeira edição, o Capítulo IX VII Lei da Igualdade, que vai das perguntas 803 a 824, que deixamos para curiosidade de nossos prezados leitores (as) lerem, - certamente aos que tem este precioso livro...

Vamos nos restringir a de número 808 Allan Kardec faz a seguinte pergunta: A desigualdade das riquezas não tem sua fonte na desigualdade das faculdades que dá a uns maiores meios de aquisição do que dos outros? Recebeu a seguinte resposta: Sim e não; e a velhacaria e o roubo, que dizes deles?

Karde aproveita para perguntar: A riqueza hereditária, portanto não é o fruto das más paixões?

Que sabes disto? Remonta à fonte e verás se ela é sempre pura. Sabes se, no princípio, não fruto de uma expoliação ou de uma injustiça? Porém, sem falar da origem, que pode ser má, crês que a cobiça do bem, mesmo o melhor adquirido, os desejos secretos que se concebe de possuí-lo mais cedo sejam sentimentos louváveis? É isto que Deus julga, e eu te asseguro que seu julgamento é mais severo dos homens.

Rogamos a paciência dos nossos prezados leitores, para encerrar com esta pergunta: 814 – Por que Deus deu a uns as riquezas e o poder, e a outros a miséria?

- Para provar, cada um, de maneira diferente. Aliás, sabeis que os próprios espíritos escolheram essa prova e, freqüentemente, nela sucumbem.

Porém, relendo não podemos de nos furtar de terminar com a 815 – Quais das duas provas é a mais terrível para o homem, a infelicidade ou da fortuna?

- Tanto uma como a outra, o são. A miséria provoca o murmúrio (*) contra a Providência e a riqueza leva a todos os excessos.

(*) Murmure, no original; queixas ou lamentação. (N.do T.)

A questão e a “solução” são de grande complexidade, razão pela qual os “ismos”, comunismo, socialismo ou capitalismo, não conseguiram dar uma solução a questão social, cujas causas são complexas e de difícil solução; quando os seres humanos primaram em serem mais solidários, poderão ser pelo menos amenizadas... 22h31min.

Curitiba, 11 de dezembro de 2017 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.yxz

http://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 11/12/2017
Reeditado em 11/12/2017
Código do texto: T6196501
Classificação de conteúdo: seguro