A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e criança


 
            Natal - Made in USA




O clima e a geografia determinam o que se ouve nas festas de fim de ano. 
No Hemisfério Norte, o tempo frio e a neve literalmente fazem de todos reféns. Algumas boas doses de gemada com um pouco de rum, uma lareira acesa, um bom livro, jogos de tabuleiro  ... e música!


                            Image result for friends around fireplace chestnuts open fire


Deve ter sido assim que surgiram as primeiras canções natalinas na Inglaterra, Alemanha, EUA. Sem poder sair de casa, com falta do que fazer, pessoas passavam suas horas, e por que não dias, compondo músicas - Christmas Carols - para cantar nas noites geladas com a família e amigos. Um jeitinho sábio de driblar as noites de nevasca e a falta de lenha. Os temas são dos mais variados, desde um passeio de trenó (Jingle Bells) até a suposta traição da Mamãe flagrada beijando Papai Noel (I Saw Mommy Kissing Santa Claus). Tem até gravação dessa canção na versão R & B com a saudosa Amy Winehouse.


                                  Image result for i saw mommy kissing santa claus amy winehouse


Até 'Jingle Bells' virou 'Jingle Bell Rock'! Aí já é coisa da modernidade  e do  marketing para atualizar e captar as novas gerações de  'rebeldes'.
Tenho um box com 'The Stars of Christmas'. São dois CDs com 50 canções cantadas pelos 'The Best' - The Top of The Cream. Se ouço tudo? Apenas as que mais gosto e não passam de dez. 
Quase todo cantor e banda da Grã Bretanha, dos EUA e Canadá que estejam entre os 'Top Ten' procuram gravar um CD Natalino porque quem pretende confraternizar com uma 'big' festa para reunir o povo do trabalho e/ou família tem que ter música natalina para animar a ocasião que acontece em ambiente fechado. Nada mais justo do que ouvir quem você curte cantando 'Jingle Bells' não é mesmo? Mesmo se for o louco do Ozzy Osborne ou a recatada Susan Boyle que venceu 'Britain´s Got Talent' em 2009.' 


                            Image result for ozzy osbourne xmas

                                    Image result for susan boyle christmas


Aqui no Brazil, são bem poucos que ousam lançar algo musical para o Natal porque o mercado aguarda, ou pelo menos aguardava, o mais esperado álbum do fim do ano: o do Rei, Roberto Carlos.
A cantora Simone lançou um CD de Natal: 25 de Dezembro (1995). Foi uma forma dela unir o útil ao agradável já que comemora seu aniversário junto com o Menino Jesus.



                   Image result for simone então é natal


Vendo que deu certo para Simone,  Exaltasamba, Arte Popular, Negritude Junior e Só Preto Sem Preconceito se uniram e lançaram 'Samba De Natal' no ano seguinte (1996). Basicamente, é o que temos para ouvir na nossa língua materna, isto é, se você tem um dos CDs natalinos citados ou o último CD do RC que vem com a mesma melodia porém letra diferente.
Dou aquela olhada básica nos meus CDs de Natal com cantores nacionais e vejo que a grande maioria das canções é estrangeira e traduzida. Por que será? As cantigas falam da neve, trenós, Papai Noel descendo pela chaminé, a rena Rudolph que salva o Natal, etc, coisas que não significam nada para quem não vive no hemisfério norte. OK, vamos encontrar neve em São Joaquim, SC mas não em dezembro porque é verão. 


                             Image result for rudolph the red nosed reindeer song


Tem duas canções que adoro: 'Oh Christmas Tree' / 'O Tannenbaum' - 1824 (Árvore Natalina) e 'Little Drummer Boy'  (O Menininho do Tambor) - 1941.



           Image result for little drummer boy


São canções que não podem ficar de fora do repertório natalino, mas a letra e o ritmo mexem muito comigo na hora de cantar e fico com aquela vontade louca de chorar.
Hora da confissão: minha canção predileta é 'Boas Festas' (1933) de Assis Valente.


                                  Image result for assis valente boas festas


Pois é ... Talvez não fosse quando criança porque não entendia português 100%, mas desde que dominei a língua portuguesa, passei a gostar demais dessa canção apesar da letra denunciar a morte do bom velhinho e confessar que a felicidade é brinquedo que não tem.  Bem coisa da gente, né?



                       


Sobre a foto no começo da crônica:
Meu Pai bateu a foto da minha Mãe comigo numa manhã de dezembro de 1966. Provavelmente foi depois de uma nevasca e era o último dia de aula do kindergarten antes do Natal porque estou com o presente para minha primeira 'teacher', Mrs. Williams, e Christmas cookies na sacola para a festinha da escola. 
Lembro sim. Lembro como se fosse hoje.
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 20/12/2017
Reeditado em 20/12/2017
Código do texto: T6203587
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.