O APERTO DE MAO

Nos pequenos gestos conseguimos transmitir mensagens que mil palavras teriam dificuldade em expressar. É a linguagem corporal, a manifestação de sentimentos através do gestual. Uma delas, de fundamental importância nas relações pessoais, é o aperto de mão. O contato físico que proporciona, tem um significado de confiança, apreço, respeito.

O aperto de mão sela amizades, consolida acordos, efetiva negócios, mas também revela disposição para o entendimento, a convivência harmoniosa e pacífica, a boa vontade recíproca no estabelecimento de ações comuns, o relacionamento com espírito de fraternidade. Mesmo quando se trata de uma simples e protocolar saudação, simboliza concórdia, ajuste.

Na firmeza de um aperto de mão experimentamos a sensação de segurança e sinceridade. Quando se faz forte percebemos tratar-se de uma pessoa equilibrada, consciente do que quer, com uma personalidade que irradia simpatia e confiança.

Sabemos que a primeira impressão é a que fica, daí a importância desse gesto. Através dele conseguimos fazer preliminarmente uma avaliação da pessoa que está nos cumprimentando. A melhor forma de iniciar um relacionamento, seja qual for, é quando duas pessoas fazem do aperto de mão o símbolo de um congraçamento.

O aperto de mão pode dizer muita coisa. Por exemplo, detesto quando alguém cumprimenta com a ponta dos dedos, sem colocar por inteiro a palma da mão. Na minha compreensão, vejo essa pessoa como alguém inseguro, frágil, medroso, e, quase sempre, insincero, fingido. O aperto de mão frio, úmido e frouxo, me leva a encarar com desconfiança a saudação. Percebe-se claramente que há ausência de atenção verdadeira.

Portanto, façamos das oportunidades de apertar a mão de alguém, o ensejo de comunicação mais autêntica dos nossos sentimentos.

• Integra a série de crônicas do livro “SENTIMENTOS, EMOÇÕES E ATITUDES”.

Rui Leitão
Enviado por Rui Leitão em 25/12/2017
Código do texto: T6207864
Classificação de conteúdo: seguro