O SABER ESCUTAR

Ouvir é o mesmo que escutar? Não. Ouvir é a manifestação do sentido da audição. Escutar é compreender, sentir as palavras, perceber o que está sendo dito. Saber escutar é usar também o coração. Trazer o que a audição apreende para o entendimento do que também falam o olhar e os gestos. Escutar associando aos sentimentos.

Escutar exige atenção. Não é só uma norma de boa educação, é a decisão em querer adquirir conhecimentos, participar efetivamente do contexto do diálogo. Saber escutar é valorizar o debate, o relacionamento coloquial. É, antes de tudo, uma atitude de respeito mútuo.

Quando escutamos em silêncio exercitamos a paciência e a capacidade de pensar. O diálogo não se estabelece ao insistirmos em ouvir a nossa própria voz. É preciso dar oportunidade para receber a voz do outro, com o poder de estimular o pensamento, exercitar a aptidão para entender o mundo por uma ótica diferente da nossa.

Temos que aprender também a escutar o que não gostaríamos de ouvir. A fala alheia tem que chegar aos nossos ouvidos com a mente limpa de interferência dos próprios pensamentos, no desejo de novas descobertas na área do conhecimento. Saber escutar não deixa de ser um ato de sabedoria.

Quando a gente sabe escutar, está preparado para responder. Aí está uma das grandes vantagens de ser um bom ouvinte, ter a noção exata da hora de ouvir e de falar.

• Integra a série de crônicas do livro “SENTIMENTOS, EMOÇÕES E ATITUDES”.

Rui Leitão
Enviado por Rui Leitão em 27/12/2017
Código do texto: T6210077
Classificação de conteúdo: seguro