No Começo

Era Assim

No período colonial europeu, século XV, havia apenas uma refeição no meio do dia e a comida servida era fresca e de preferência quente.  
Agricultores e trabalhadores madrugavam e se alimentavam mais cedo, enquanto a classe mais alta dormia até tarde e se alimentava só depois de levantar da cama. As primeiras refeições do dia eram 'petiscos' ou 'lanches' reforçados porque eram sobras do jantar. A refeição do trabalhador era 

transformada em mingau, sopa e papa enquanto o rico se deliciava com carne bovina e de aves, linguiça, bacon e ovo. Não havia o hábito da família se reunir ao redor da mesa e conversar sobre os acontecimentos do dia. Não havia etiqueta nenuma formalidade. A última refeição do dia era reservada apenas para comer e reabastecer as energias. Não havia preocupação nem necessidade em dar um nome certo nem horários para as refeições.     

No século XVIII, por volta de 1760, com a chegada da Revolução Industrial, as refeições passaram a ter horários e preparações diferenciadas por causa da mudança nos hábitos. O trabalhador rural  passou a se locomover para os centros urbanos para trabalhar e precisava se alimentar bem cedo para aguentar o tranco matinal.
Sem tempo para ir almoçar em casa, o pão e algum tipo de recheio como ovo ou bacon e até mesmo tortas e bolos foram as soluções encontradas pelos trabalhadores para matar a fome por algumas horas até o fim do expediente. Além do mais, esses alimentos dispensavam o uso de talheres e pratos. Bastava embrulhá-los num pano ou fazer o transporte num baldinho e pronto. Uma forma prática e barata de comer fora para a classe trabalhadora. 
Com a família dividida entre o trabalho e a escola durante o dia, o jantar passou a ser a refeição especial. Esse momento era perfeito para colocar a conversa em dia e também para socializar com terceiros. A etiqueta e boas maneiras passaram a ter grande importância com a presença de convidados e os cardápios eram elaborados com muito mais atenção e capricho. É por volta desse período que as pessoas começam a associar comidas específicas com essa ou aquela refeição. 

Com a Revolução Industrial e a mudança nos hábitos alimentares vieram problemas relacionados à saúde. Haviam empregos nas fábricas que exigiam muito esforço físico, enquanto outros eram sedentários que provocam doenças relacionadas a indigestão. 

                                          John Harvey Kellogg ggbain.15047.jpg

Antes do século XX começar, John Harvey Kellogg, médico e pensador religioso adventista inventou o cereal matinal 'Corn Flakes' junto com o irmão Will Keith Kellogg, um alimento saudável e ideal para os pacientes do Battle Creek Sanitarium em Michigan onde era superintendente. 

                                          220px-BlotterKelloggsCornFlakesAdvertizement1910s.jpg

Com certeza devem pensar que os irmãos Kellogg estavam querendo introduzir uma forma moderna, mais prática e saudável para o povo se alimentar na primeira refeição do dia, mas na verdade, 'Corn Flakes' foi inventado para integrar ao regime elaborado por Dr. John Harvey Kellogg.  Cardápios nutricionais foram criados e Kellogg era convicto de que seu regime 'sem graça'  e quase sem açúcar  reduzia a vontade de fumar, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e o estímulo sexual. O uso contínuo do regime ajudava a prevenir e até diminuir consideravelmente  esses vícios que seus pacientes buscavam reduzir  ou até mesmo abandonar em nome da religião e o convívio social. 

                         Image result for kellogg breakfast

Kellogg inventou inúmeros produtos como a pasta de amendoim (peanut butter), o primeiro leite a base de soja e imitações de carnes a base de nozes, grãos e soja. O Dr. Kellogg estava sempre buscando formas das mais variadas para alimentar seus pacientes de forma 'correta' e oferecendo mais opções em forma de iogurte, farinha de soja e a granola. 

John Kellogg teve muitos pacientes notáveis que consideravam sua dieta como a alimentação do futuro, além de ser a fonte nutricional ideal para melhorar habilidades, talentos e performance/desempenho. Entre seus seguidores: Presidente dos EUA William Howard Taft, vencedor do Prêmio Noble de Literatura George Bernard Shaw, Henry Ford, a aviadora Amelia Earhart e o economista Irving Fisher. Kellogg criou o conceito: 'Biologic Living', uma forma moderna de medicina preventiva. 



OBS: Sempre preparo textos para minhas aulas e numa dessas ocasiões deparei com uma história curta e curiosa sobre 'Cereal and Breakfast' (Cereal e o Café da Manhã). Pesquisei e agora entendo por quê servem comidinhas sem graça nos hospitais, clínicas de reabilitação, asilos, e acampamentos de férias. 

É preciso dar uma controlada na alimentação desse povo todo. Já imaginou toda essa gente reunida comendo e bebendo sem ter um cardápio elaborado? Surgiriam problemas como constipação, diarreia, insônia, etc etc etc
E se todos ficam com vontade 'daquilo' ?
Bom nem imaginar.  

 

Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 28/12/2017
Reeditado em 03/06/2022
Código do texto: T6210616
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.