VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE FUNDO SOBERANO?... 14h41min.

Os nossos dias seguem amenos, quase “parando”, pois sem a obrigatoriedade de sairmos quase que diariamente a trabalho, temos mais tempo disponível, para quase tudo, como ler um livro, que vinha sendo “protelado”, já algum tempo: Lava Jato de Vladimir Neto, o jornalista filho da Miriam Leitão. São 383 páginas, muito bem elaborado, contando as várias faces da Lava Jato. Estamos na pagina 112 capitulo 4 A DEFESA CONTRA ATACA 3 de dezembro de 2014...

Parece-nos que o “fato”, ocorreu de domingo para segunda, quando nos acordamos para começar um novo dia, - em que nos levantamos varias vezes, por “nós” e pela Meg - nos veio à mente estas duas palavras: FUNDO SOBERANO. Isto estaria guardado no nosso subconsciente? De nossa parte não podemos dar uma resposta precisa. Isto nos levou a curiosidade de pesquisar a Wikipédia. O Fundo Soberano é feito por alguns países, produtores de petróleo, este fundo visa dar uma “ajuda”, as empresas de seus países que atuam no exterior...

O “nosso” foi criado em 2008, no apogeu do pré-sal, o fundo dispunha a principio de 14 bilhões de reais, que convenhamos é um grande valor. Até 2010, ficou parado, quando repentinamente se optou pela compra maciça das ações da Petrobras, que na época custavam as ações ordinárias R$29,65 centavos, e as preferenciais a R$26,30 centavos, nos parece no seu apogeu às ações passaram de R$40 reais...

Com o andamento da Operação Lava Jato, que desvendou o monumental mecanismo de corrupção, da Estatal, - uma das maiores do mundo do setor – suas ações perderam radicalmente o seu valor, fazendo dela uma das empresas com maior dívida, em que está sendo difícil colocar suas contas em dias...

Lendo este livro, realmente causa espanto, empresários de grandes empresas, de repente são presos, “caindo” o seu mundo de conforto, que era possível sempre estar desfrutando de tudo aquilo que o dinheiro pode comprar, mesmo que as origens não sejam lícitas... E os corruptores? Com uma excelente formação universitária, com uma solida carreira com remuneração bem além da iniciativa privada, o “ter” falou mais alto que o “ser”...

Não deixa de ser a Vida, em que cada um escolhe o seu caminho, em que os “louros” de uma aparente vitória, repentinamente “desmoronam”, e vêem os seus nomes jogados na “lama”, que não deixa de ser constrangedora, para, si para família e para os amigos...

Esta “Operação” - Lava Jato - vai completar perto de cinco anos, tomara que realmente mude o Brasil; que os políticos, os empresários, mudem o seu comportamento, que os primeiros, possam ser “reprovados”, não tendo direito a uma segunda chance, pois “pecaram” demais e erraram demais, fazendo da política o meio ilícito de seu enriquecimento; nas “mãos” do Juiz Sergio Moro, alguns até estão “devolvendo” parte deste “saque” dos cofres públicos; valores que fazem falta a saúde, educação e em outros setores, extremamente carentes de recursos... 15h30min.

Curitiba, 17 de janeiro de 2018 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz

http://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 17/01/2018
Código do texto: T6228826
Classificação de conteúdo: seguro