Os favoritos

A historinha que lhes conto podia ter acontecido em quase qualquer lugar do mundo, mas ocorreu por estas bandas de Juiz de Fora, que é onde moro e vai aqui contada do jeito que ouvi de um amigo.

Lourenço – um cara de uns quarenta anos – nunca fora muito chegado a essas novidades da tecnologia, mas ia se arrumando. Afinal, ainda era sujeito jovem e não podia ficar tão pra trás assim.

Seu celular evoluiu para esses mais sofisticados, cheinho de utilidades que ele nem desconfiava. Depois de usar o aparelho por uns seis meses, descobriu a tal de agenda e colocou todos os seus grandes amigos (não eram muitos!) na lista de favoritos, mas esqueceu-se de um – justamente o melhor - e, logo que se lembrou dele, ligou para comunicar:

- Acabo de anotar você na minha lista de favoritos. Meus parabéns!

- Ah só agora! Pensei que.... Quanta honra... Quanta honra... Aposto que o Jurandir tá na lista.

- Como sabe? Foi o primeiro.

- Justamente ele que...

- Quê?

- Que vive por aí dizendo que você é antissocial, que não vai a lugar nenhum, que não adianta convidar...

- Vou retirar da lista.

- A Juju não podia faltar... Faltou?

- Claro que não... Nós terminamos, mas ficamos grandes amigos.

- Juju! Sabia que ela andou enfeitando essa bela cabeça?

- A Juju?

- A sua Jujuzinha...

- Ah! Vou retirar a Juju. No j ficou sem ninguém. Mas tenho aqui o Agenor...

- Esse vive a te chamar de hipocondríaco; vive dizendo pra todo mundo que você não tem doença nenhuma e se enche de remédio. Problema psicológico, diz ele.

- Que mal-agradecido. E olha que só compro remédios do laboratório que ele é representante.

E Lourenço foi desfiando mais alguns poucos favoritos. E ficou sabendo que Niquita apoiava as travessuras de Juju e ria-se dele, que Carlito achava o amigo um sovina, que Rafinha achava ele muito quadrado e que o Tuta não aguentava seu fanatismo, na religião e no futebol.

O amigo falava, Lourenço deletava e a lista se esvaziava.

- Só sobrou você, Maneco.

- Sim, um amigo, um verdadeiro amigo.

- Vou te deletar também. Você é um grande destruidor de ilusões...