A ESPERANCA

Estamos acostumados a ouvir uma frase que diz: “A esperança é a última que morre”. Isso representa o entendimento de que enquanto houver esperança, não perdemos o sentido da vida. Entretanto, é importante saber que não basta acreditar que tudo pode ser melhor amanhã. É preciso agir, fazer desse sentimento o combustível para realizar aquilo que desejamos. Não podemos ficar na sua dependência, numa postura passiva porque confiamos que as mudanças virão conforme nossa expectativa.

De qualquer forma a certeza de que depois de uma noite escura sempre virá um dia com o sol brilhando, nos dará a energia necessária para colocarmos em prática ações que viabilizem a realização dos sonhos gerados a partir da esperança. Tem que haver um compromisso com a perspectiva alimentada pela esperança. Fazer com que os sonhos não sejam em vão.

O futuro é construído, a partir da nossa capacidade de projetar os acontecimentos, com base naquilo que queremos. Quando se planta no coração do homem a semente da esperança não há lugar para o medo, o desespero, a dúvida. Estabelece-se uma armadura de defesa aos pensamentos pessimistas, as previsões negativas. Nasce a coragem, uma força determinante, de que vale a pena seguir adiante.

Quem perde a esperança, entrega-se ao desânimo, ao esmorecimento, à apatia. Na descrença de que o melhor está por vir, o indivíduo passa a trilhar por caminhos escuros e tortuosos. Então encontra dificuldade em vencer obstáculos. O segredo da vitória está exatamente em nunca perder a esperança.

Os problemas que enfrentamos no dia a dia só podem ser superados, quando nos dispomos a lutar com a confiança de que somos capazes. Essa força impulsionadora é a esperança. Através dela resgatamos a fé em nós mesmos e partimos em busca dos objetivos ao qual nos determinamos alcançar.

Rui Leitão
Enviado por Rui Leitão em 18/01/2018
Código do texto: T6229338
Classificação de conteúdo: seguro