EXPECTATIVA ALTA, MAS A ESPERANÇA AINDA É MAIOR

47.644

Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018

E estamos nos aproximando de quarta-feira, 24, dia em que saberemos se a condenação do Lula será homologada pela justiça do país. E, claro, as expectativas são enormes, de ambos os lados, de seus apoiadores ou críticos, o que nos leva a uma preocupação maior porque já há sérias ameaças dos primeiros em gerarem no país uma contundência pesada, caso tal homologação confirme a condenação do ex-presidente.

Até 2004 fui um dos petistas aguerridos que trabalharam para a chegada do Lula ao poder. Mas a partir desta época, com o surgimento dos primeiros escândalos políticos e de corrupção que envolveram o Partido dos Trabalhadores, PT, abandonei tal ideia, por uma questão simples: manter a decência em minha vida.

Mas a situação agravou-se de tal forma, descobrindo-se muitas maracutaias petistas, mas que também não se limitavam só a esse partido, culminando com descobertas profundas de escândalos políticos e financeiros, comprometendo muita gente. E uma delas, não a principal, envolveu o ex-presidente Lula, que acabou sendo condenado a nove anos e meio de prisão.

Ainda há muita discussão sobre esse imbróglio porque seus admiradores e seguidores insistem na tese de que não há prova cabal contra ele e que tudo foi feito na base da especulação e "golpe", o que é de estarrecer, porque compromete a própria Justiça Brasileira, o STF, que acompanhou todo esse processo, dando legalidade a ele.

O preocupante nessas situações é ver o país envolvido em muitos escândalos e crimes, perpetrados principalmente pelos políticos e gestores públicos, mas que envolvem, também, um contingente muito forte e grande de pessoas em ações criminosas. Daí as dificuldades da própria justiça em esclarecer e elucidar todas as situações, condenando os culpados.

E ontem mesmo, no Rio de Janeiro, aconteceu a transferência do ex-governador Sérgio Cabral, para um presídio federal em Curitiba, com o fim de acabar com o seu poderio corrupto em comprar o poder até mesmo no presídio em que estava nesta cidade, por condenações que já chegam a 87 anos, mas que ainda responde por outros processos.

Tudo isso é preocupante demais. Porque o grau de degradação em que chegamos, define e determina o auto poder dos criminosos neste país. E dentro dos próprios órgãos judiciais públicos, existe também muita gente comprometida com crimes. E estas fazem de tudo para beneficiar e proteger os criminosos nas prisões e fora delas.

Assim, estamos vivendo num emaranhado. E muita coisa ruim ainda poderá acontecer a todos, porque a criminalidade parece já ter tomado conta do país. E aqueles que buscam impedir isso, assumem uma responsabilidade muito grande, além de correrem riscos altíssimos por isso, a ponto de colocarem suas vidas em jogo. Há a necessidade da população se posicionar ao lado da lei. E isso é imperativo.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 19/01/2018
Código do texto: T6230242
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.