VERÃO X INVERNO

Não é que não goste do VERÃO, afinal, nasci no seu primeiro dia, 21 de dezembro. É uma estação que propicia coisas bem agradáveis, muita diversão e um belo visual humano. Mas, pessoalmente, não me agradam: calor excessivo; exposição intensa e contínua ao sol forte e a diáspora que ocorre em nosso meio, cada um procurando o seu recanto de desfrute. Uma noite fresquinha de verão é agradável, assim como o sol das onze horas ao caminhar na praia. Roupas leves são legais e, quando a gente viaja, a mala não fica tão pesada. Não preciso dizer que minha preferência é o INVERNO, desde que não seja chuvoso e sempre bem protegido contra os rigores do frio. Não se passa muito frio no inverno, o que acontece é que às vezes ficamos expostos a circunstâncias desfavoráveis, de locação ou de vestimenta. Se, todavia, pensarmos num convívio familiar à beira da lareira, agasalhados, tomando um bom vinho, comendo pinhão e dando risada estimulada pelo aconchego, não há como desgostar. Para as mulheres, que quase sempre preferem o calor, a compensação é que o INVERNO impõe-se como a estação da elegância. Sem falar no sono gostoso de uma cama quentinha. VERÃO é imbatível apenas para as crianças e adolescentes, quando o veraneio praiano, especialmente, torna-se um verdadeiro paraíso, desde que não chova muito. Por sorte, até agora, neste verão, muito poucos foram os dias de muito calor. Aqui em Porto Alegre, ao menos as noites têm sido relativamente frescas. Nos 13 dias em que estive viajando, só senti algum calor no sol da tarde de Cuba, com noites de temperatura amena: lá é inverno, ficando entre 27 e 29 graus. Em Lima, Peru, a temperatura ficava geralmente nos 23 graus, cidade em que não chove desde 1970. Uma beleza para passear. Enfim, gosto é gosto, cada um com seu cada qual, só desejo que o meu esperado inverno 2018 não seja tão fajuto como o do ano passado, com 5 ou 6 dias realmente frios, se tanto.