Arenga merencória de véio inzoneiro

Sempre adorei a música "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso. Acho mais bonita que o Hino Nacional. Tenho a impressão que a música brasileira mais conhecida e tocada no mundo. Mas posso estar errado (o que nao seria novidade) . Gosto demais das músicas do saudoso grande compositor. Que foi també grande figura ahumana e, pasmem, foi até político e grande radialista, não só com o programa de calouros, mas também narrador de futebol. Duas músicas suas são para mim especiais, "Folha Morta" e "Risque", os motivos... Também adoro "No Rancho Fundo".

Mas "Aquarela" é, por assim dizer, um hino. Só discordo um pouco de alguma coisa na letra. É quando ele falo no mulato inzoneiro. Que diabo ´´e insoneiro? Também quando mete a luz merencória da lua. Por que nao botou melancólica? Que é merencória? Mas nada disso estraga a beleza da música, mas, cá para nós, é algo meio hilário.

Tem mais, é de espantar verso: "coqueiro que dá coco!". Ia dar o quê? Manga, cajú, pinha, goiaba ou banana?

No seu ´programa de auditório ele, pasmem, gongou Elisete Cardoso, Ângele Maria, Dalva de Oliveira e Nelson Gonçalves. Arrependeu-se. Contei aqui que certa vez encontrando num texto que revisava a palavra "outrossim", Graciliano Ramsos riscou com lápis vermelho e escreveu na margem: "Outrossim é a puta que pariu!". Imaginem se ele fizesse revisão nessa letra de Ary e encontrasse inzoneiro e merencória e... coqueiro que dá coco. Na certa riscaria de vermelho, e escreveria na margem o mesmo, acrescentando a pergunta: Deveria dar cocô? Mas a música é linda, um hino sem nenhuma dúvida. "Meu Brasil, brasileiro... Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/02/2018
Código do texto: T6256327
Classificação de conteúdo: seguro