Anos 80, "A década perdida" .

Não sou eu quem está dizendo, mas sim os historiadores e pesquisadores , e eles tem lá os seus motivos para tal título...

O Regime Militar estava no seu último presidente, que cortava subsídios e achatava o poder aquisitivo da população, deixando um rastro de destruição econômica no país, um alto endividamento com o FMI, um PIB baixo, inflação e juros altíssimo e um mercado fechado ao consumo.

Quando o General Figueiredo saiu ( aquele que preferia cavalos a gente), veio Sarney e as tantas tentativas , que ele chamava de Planos; Plano Verão, Plano Bresser, Plano Cruzado...sem muito avanço, pois o Brasil estava desencaixado dos modelos econômicos mundiais, houvera um retrocesso não apenas cultural, mas econômico.

No mundo, ainda se mantinha a Guerra Fria, e países líderes como os EUA e Inglaterra recuperavam suas finanças a muito custo e estagnação, um pelo recente término da Guerra do Vietnã e os britânicos pelo conservadorismo de Margaret Tatcher. Quanto ao Bloco Soviético , estava para explodir em várias nações pela força da etnia. A corda arrebenta em sua tensão máxima !

No mundo todo aparecia um novo fantasma, a AIDS , uma doença que debilita atacando o sistema imunológico, nada antes visto, ceifando a vida de tantos jovens.

O rock se firmava como manifestação, a voz da juventude para se expressar e se entenderem uns com os outros, de modo que os mais velhos também ouvissem o recado através das caixas de som. Os irlandeses falando da repressão inglesa, o velho amor livre, a depressão pela falta de expectativa, ansiedades e a auto afirmação, eram as nossas vozes e a dos nossos pais e avôs, mas com outras palavras , apenas isso.

O mundo todo parecia mais lento, uma retomada em vários campos ; arte, economia, idealismo...

Alguns historiadores chegam a chamar os anos 80 como "Anos Perdidos ", no que não concordo, pois nem a Idade Média foi perdida, são ciclos de recomposição e ajuste, que parece haver necessidade de ocorrer.

Isto é o que penso !

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 18/02/2018
Reeditado em 18/02/2018
Código do texto: T6257049
Classificação de conteúdo: seguro