O samba bom !
 
           O tema me veio quando comentava um texto do amigo Dartagnan, sobre "biritas"...e entre outras coisas, comentei que gostava da cerveja na hora do " Samba na Gamboa", da Cultura.
           Ele, muito gentil, sempre me diz que sou o espanhol mais brasileiro que conhece, no que concordo plenamente, rsrssss...Gosto do samba bom, o partido alto dos "velhos " sambistas, que não cometiam erros de português , mesmo sem escolaridade (mostrando o compromisso), inspiração pura, falando do morro, da mulher amada, das raízes negras...
            De todos, o que mais gosto é do Martinho da Vila, que acabou de fazer 80 primaveras em fevereiro. O samba dele é tão bom que até Julio Iglesias já o gravou com orquestração, coisa de quem sabe !
            Vou falar de alguns da minha admiração:  Noel Rosa, Cartola, Rildo Hora, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Diogo Nogueira, Nelson Sargento,  Candeia, Jorge Aragão, Bete Carvalho ,Teresa Cristina e etc...
            Não curto e não gosto de "pagode", para mim são todos iguais , com letras parecidas, pouco conteúdo. Um o outro se destaca , mas no geral são ruins, só batida e cavaquinho, o que não basta. O mesmo acontece com a música sertaneja, que de sertão mesmo não tem nada, são bregas chiques ou sei lá o que ( ?), canções pré-fabricadas, comerciais demais com muita tecnologia , e só.
            Assisto sempre o  "Samba na Gamboa", como já disse, um reduto do verdadeiro samba, onde resgatam verdadeiras joias , com ótimo vocal e acompanhamento , recomendo ( domingo , às 11 h, na Cultura).
            Quando meus filhos eram pequenos ( tenho três),  fazia ganzás para eles com latinhas de cerveja ou refrigerantes, ainda eram daquelas latas de flandres, que dava para colocar feijão ou milho dentro, então as  colava uma com a outra, e além de dar um som gostoso,  durava um tempão.  Depois lhes ensinava os movimentos, colocando algum samba na vitrola.  Vocês acham que isso é coisa de espanhol ?
              Sou muito  musical, quando não toco violão, pego a meia lua e acompanho alguma canção na TV, ou no CD que está girando, sem contar que canto  alguns pedaços junto com o sambista, rsrsss...
            

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 22/02/2018
Reeditado em 22/02/2018
Código do texto: T6260893
Classificação de conteúdo: seguro