NA MENTE VIGILANTE SUBJETIVA MUITOS SE AUTOSABOTAM, MAS HÁ SEMPRE UM MEIO DE BUSCAR MOMENTOS FELIZES...
     Nossa mente é uma coisa de louco, há tantos mistérios, sentimentos, desejos, causas e efeitos em nossas vidas, que só uma observação meticulosa, na tela de cada vida, para descobrir fatos, que sempre voltam na família, histórias que vão se repetindo, de geração a geração.
Nossas personalidades são formadas por um conjunto de eventos como os do ambiente, em que somos inseridos quando crianças, a genética, fatos acontecidos com antepassados, etc.
     Nossas histórias de vidas, são marcados por eventos que vão acontecendo levados pelo tempo da vida, sempre dinâmica e em ação. Vamos construindo nossa tela da vida, com a paleta de cores de acordo com os eventos, alto e baixos, e teremos tantas histórias para lembrarmos mais tarde, como da infância, adolescência, juventude, na idade adulta, mais madura.
     Muitos de nós, temos o destino mudado drasticamente até mesmo por conta de alguma mudança, que fazemos na juventude, antes da maturidade, ou que fazemos agindo por impulso. Uma história que era para ser bela, de repente é cortada, mas mesmo assim, levamos para o resto da vida aquele fato, que foi muito marcante, traumatizante pela perda naquele momento. Dando um exemplo, são nossas primeiras experiências de vida, as amorosas, o primeiro amor, que geralmente costuma marcar muito.
     Há coisas que passam a influenciar-nos para sempre por mais que tentamos mudar, aquele comportamento volta sem que percebemos. Ficamos sempre na defensiva com medo que o tipo de evento volta a acontecer, por isso muitas vezes nós nos sabotamos, com medo daquele sentimento que nos fez sofrer.
     Nossa meta humana é ser feliz, satisfazer os desejos, sermos reconhecidos, amados, somos pessoas carentes, sempre disputando novas amizades. Nascemos para amar e sermos amados, e quando acontece o contrário vivemos a margem da loucura ou marginalidade. Por isto este leque de comportamentos, alguns antagônicos, como pessoas humanas fazendo mal a outra pessoa humana. Alguns não conseguem se realizar e se tornam pessoas doentes, amargas, não conseguem mais ver o bem, e começam a fazer o outro sofrer também, até mesmo sem perceber, esperam demais do outro, e passa a culpar somente o outro pelo que lhe acontece.
     Muitas pessoas nem conseguem enxergar esta possibilidade de vivência, e vivem se iludindo fazendo tentativas, mas quando tudo está para mudar, o medo e a insegurança vem e começam a se sabotar, sabotando o outro também. É por isso que muitos não conseguem ser felizes, exigem demais de si mesmas e do outro. E viver é simples demais, não há receitas prontas, cada um é o que é e pronto.
     Ser feliz é uma conquista, pois não podemos ter tudo, e temos que fazer escolhas, dentro de muitas possibilidades, e como nunca sabemos com certeza se a que escolhemos é a melhor, em muitas pessoas, ficam o tédio da vida, a insatisfação, a eterna procura, sempre há a melancolia, pois nunca seremos totalmente satisfeitos.      Ou é aceitar e conviver, ou viver fazendo tentativas cada vez mais frustrantes. Não é conformismo, mas pelo menos, questionar um pouco a si mesmo, e se tudo está bem, agradecer, tentar ser feliz com o que conquistou, lembrando que até aqui muita coisa foi conquistada, e olhando para atrás perceber que muitos se perderam pelo caminho, e ou não conseguiram nem sair do lugar. Percebemos que a vida vai arrastando esta pessoa, pois nem mais consegue sonhar e ter esperança. Percebemos enfim que apesar de tudo, conquistamos tanta coisa positiva, nem que seja uma família boa, um lar, que tentou, trabalhou e por fim venceu sim, não do jeito que queria mas venceu.
Em nossas vidas sempre haverá um vazio que não conseguimos preencher, por isto vale a pena continuar sonhando, mudando planos, buscando outras adaptações, e feliz de quem tem esta flexibilidade, assim o vazio existencial é minimizado e preenchido por novos desejos.
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 01/03/2018
Código do texto: T6267505
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.