A alma humana

O entendimento da alma humana passa muito longe do que pensamos.

O homem é egoista por natureza, e não se pode entender nada sendo tendencioso, tomar partido de algo é muito perigoso quando se quer a verdade dos fatos, pois, todas as coisas na vida têm dois lados e optar por um dos lados, te cega para informações importantes para chegar a realidade.

Estamos sempre inclinados para um lado, ou seja, para o nosso lado, para o que, nos é mais conveniente, as pessoas são boas quando isso de alguma forma nos favorece, mas; se não, não tem importância para nós, não, não falo da importância citada por Exupéry que diz " O trigo não tem importância nenhuma para mim, mas, se me cativares a cor do trigo lembrarás a cor dos teus cabelos..." , e sim da importância real de respeitar as diferenças, de entender que o mundo não gira em tua volta, de perceber que as pessoas têm outros interesses, e você não é o centro do universo. Contudo nós só estamos satisfeitos se tudo estiver conforme planejamos, não estamos preparados para a derrota, num embate alguém tem que perder, mas é distante do ser humano, receber a derrota com glória, vê-la como aprendizagem e respeitar o vencedor. Parece piegas eu sei, no entanto, caminhamos cada vez mais para esse distanciamento do conhecimento do próximo. Somos tão iguais e tão distintos é verdade, e essa relação entre meios e extremos nos leva a pensar que somos detentores da sabedoria, e isso nos distancia do que disse o filósofo:" só sei que nada sei" e conseqüentemente do entendimento da natureza humana.